A patrona Eleonora Medeiros traz a história da “A montanha mais perto do céu”, entre outras de sua autoria
Durante a 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires, os estudantes e visitantes do evento poderão mergulhar em várias viagens de imaginação e aprendizado por meio das contações de histórias. As atividades proporcionam momentos mágicos e inesquecíveis, onde o público se encanta com narrativas envolventes e personagens cativantes, despertando a paixão pela leitura.
No primeiro dia de evento, 29 de agosto, em duas edições, às 8h30 e às 14h, a programação conta com contação de histórias com Jussara Carvalho Graffunder. Jujuba, como é conhecida, é escritora, palestrante e contadora de histórias. Professora há 31 anos. Formada em Letras – Português e Literatura (URI – Santo Ângelo); Especialista em Literatura Infantil e Infanto – Juvenil (UNINA) e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Desenvolve formações pedagógicas na área da Literatura Infantil, leitura e escrita há mais de 15 anos. Sempre demonstrou muita paixão pelo mundo mágico da leitura. Amante da Arte de contar histórias, participa de eventos culturais desenvolvendo este trabalho de contar e encantar. Como contadora de histórias, saiu das paredes da sala de aula para o mundo há 21 anos. Foi quando essa trajetória se tornou pública, ao ser uma das criadoras e coordenadora do Projeto “Biblioteca Itinerante – Viajando pelo Mundo da Imaginação”, onde efetivamente viajava pelas escolas, bairros e eventos em um ônibus, no qual organizou uma biblioteca e onde, diariamente, visitava as escolas contando histórias, levando a leitura aos alunos e também à comunidade dos bairros e eventos de Santo Ângelo/RS. O projeto foi desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo/RS. Jujuba trará a contação de história do livro “Será que a menina anda?”, de sua autoria.
Já na sexta-feira, 30 de agosto, a partir das 8h30, a contação de história ficará sob responsabilidade de Potira. Ela tem nome de poesia do Machado de Assis e vem de uma família que ama livros. Durante sua trajetória acadêmica, estudou História e Literatura na UNISC e na UFRGS. É historiadora, contadora de histórias, livreira e auxiliar de biblioteca do município desde 2009. Organiza Saraus com seus amigos e está sempre lendo contos e garimpando histórias de todos os cantos do mundo para contar por aí.
“Minhas contações de histórias são bem lúdicas e dinâmicas. Eu vou trocando alguns acessórios que compõem o figurino enquanto vou trocando de história e em algumas eu utilizo como recurso músicas, dança, asanas de yoga, repetições com rimas. Uso alguns objetos cênicos para instigar a imaginação dos participantes. As histórias que selecionei para esse momento foram praticamente todas recolhidas da tradição oral de diversas culturas do mundo e posteriormente ganharam versões escritas. Da tradição cigana eu conto uma história chamada “A cigana que sabia tudo” e faz parte do livro “Palavra cigana” de Florencia Ferrari da editora Cosac Naify. Geralmente eu encerro com uma história curta adaptada “As Mil e Uma Noites”, explica Potira.
E para o sábado, 31 de agosto, e para o domingo, 1 de setembro, às 14h, contação de histórias com a patrona Eleonora Medeiros. Ela destaca uma das narrativas que trará para a Feira do Livro. “Estamos preparando muitas histórias para a Feira do Livro de Venâncio. Vou trazer a história da “A montanha mais perto do céu”, que fala sobre um povo que foi escolhido para morar em cima, no topo da montanha mais perto do céu para cuidar das estrelas. Esse povo era nômade e não tinha onde morar, e a história tem tons do folclore latino-americano. Essa história fala sobre união, resistência, resiliência, empatia e, também, sobre as dificuldades que a gente passa em alguns momentos da vida. Então, o povo subia e descia de mãos dadas e cantando uma canção. Só que em certo momento, acontece algo que desperta a desunião desse povo. Eles começam a ficar egoístas. Mas, só vai saber o que acontece quem for assistir e no fim é surpreendente, que envolve a amizade, a força, e as heranças familiares com aquilo tudo que aprendemos dentro de casa.. Mas além dessa história, eu estarei lá contando outras histórias também”, relata a patrona da Feira, Eleonora Medeiros.
Com habilidades únicas e características diferentes, cada uma das incentivadoras da leitura, vão trazer muitas histórias para envolver o público. Jujuba, Potira e a patrona Eleonora vão proporcionar um palco de aventuras, estimulando a imaginação, a criatividade, e o amor pelos livros.
Notícias relacionadas
Cachaça alusiva aos 200 anos da Imigração Alemã e geleia de bacon com chope são novidades
3ª Feira da Agricultura Familiar da Oktoberfest vai reunir 40 feirantes de diversos municípios gaúchos
Definido o trajeto do Desfile Farroupilha em Rio Pardo; confira
Está proibido o estacionamento nas vias onde ocorrerá o desfile das 12h às 16h
Atrações culturais e gastronômicas vão marcar o aniversário de Santa Cruz
Serão dois dias de comemorações: 28 e 29 de setembro, com festa cultural e gastronômica na Praça da Bandeira
Oficinas de esportes campeiros marcam Semana Farroupilha em Santa Cruz
Ronda Crioula do DTG José Altivo dos Santos foi realizada nesta terça-feira