Júlio Cunha Neto descomplica o aprendizado da língua portuguesa através de posts educativos e divertidos
Através do perfil do Instagram @juliocunhaneto, o jornalista e professor, Júlio Cunha Neto, compartilha dicas de português de uma forma leve, objetiva e divertida para mais de 245 mil seguidores. Através de posts educativos e ilustrações, ele descomplica o aprendizado da língua portuguesa. Seu trabalho também é materializado no livro “Dê Poder à Sua Escrita”, que começou como um ebook e, devido ao grande sucesso, ganhou versão impressa em 2024, com mais de 10 mil exemplares vendidos.
“É um superpoder. O poder da comunicação, o poder de conseguir dar sentido ao mundo que nos cerca e de conseguir organizar nossas ideias. Tudo isso, a língua portuguesa, a habilidade de escrever bem, de se comunicar bem, ela nos proporciona. Escrever bem, saber português para passar em concurso público é um objetivo, é uma finalidade justa e legítima. Agora, português é para a vida também”, afirmou.
Nascido em Porto Alegre e criado em Santa Cruz do Sul, Neto iniciou sua trajetória profissional em 1999, na RBS TV. Sua carreira na televisão foi marcada por coberturas jornalísticas importantes, como a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria. “Fiquei 47 dias direto em Santa Maria. Fui junto com a equipe de Porto Alegre, fiquei até o final do inquérito para apurar os acusados da causa do incêndio. Como jornalista, a cobertura mais dura”, relembrou.
Graduado em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Letras, seu interesse por comunicação vai além da televisão e da escrita jornalística. Desde a infância, era apaixonado por desenhar, o que influenciou seu caminho no jornalismo. A inspiração surgiu pela admiração que tinha pelo criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, que também foi jornalista antes de se tornar uma referência dos quadrinhos brasileiros.
“Eu fiquei sabendo que o Maurício de Souza era repórter policial, e na minha cabeça inocente de criança, eu queria ser um jornalista porque o Maurício de Souza também foi. Então, por esse gosto pelos quadrinhos e pelas charges é que eu acabei me aproximando do jornalismo, pela inspiração do Maurício de Souza, e acabou se tornando o jornalismo de televisão uma paixão bem ao acaso”, contou.
Em 2018, o profissional decidiu lançar o projeto digital “Português de Boa”, uma iniciativa que visa ensinar português de maneira prática e descomplicada nas redes sociais. “A partir daí, o meu Instagram, que era só a vida pessoal e abobrinhas, virou um Instagram dedicado a ensinar às pessoas português de um jeito menos maçante, de um jeito mais objetivo, direto, leve e divertido”, disse. Durante a pandemia, Júlio lançou seu ebook “Dê Poder à Sua Escrita”, um guia com 100 lições de português ilustradas. Já em 2024, publicou a versão impressa da obra.
De acordo com o professor, o maior desafio das pessoas com o português está nas dificuldades de adequação à norma padrão, com erros simples, mas recorrentes, como o uso indevido do infinitivo e a confusão com o uso de crase e vírgulas.