OPORTUNIDADES

Prefeitura de Santa Cruz pode realizar novo Concurso Público em 2026

Publicado em: 22 de fevereiro de 2025 às 07:15
  • Por
    Bianca Mallmann
  • Foto: Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Estudo deve ser feito para identificar as carências no funcionalismo municipal e assim identificar quais cargos e secretarias precisam de contratações

    A administração de Santa Cruz do Sul avalia a realização de um concurso público para suprir áreas com carência de profissionais no funcionalismo municipal. Em entrevista recente à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Administração e Gestão, Matheus Ferreira, informou que o governo busca ainda entender de que maneira encontra as secretarias e quais as principais demandas no que se diz respeito à equipe de servidores.

    Nós vamos fazer um grande estudo. Acreditamos que isso deve ser algo feito com cautela, com técnica e não de uma maneira apressada. Precisamos visualizar o serviço público para daqui a cinco, dez, vinte anos. Nesse sentido, nós vamos sim estudar quais são as áreas que necessitam e acredito que o prudente para toda a sociedade é que nós façamos esse concurso público no próximo ano. O ideal seria em 2026, para termos tempo de analisar de uma maneira mais detalhada as reais necessidades”, diz Ferreira.

    O secretário destaca que quando se fala em concurso público, consequentemente se fala de um vínculo de trabalho por muito tempo. Portanto, a abertura de um certame deve ser planejada estrategicamente. “A Secretaria de Administração e Gestão trata com o que há de mais valioso em qualquer estrutura organizacional, que são as pessoas. O prefeito Sérgio, o vice-prefeito Alex, todos os secretários estão de passagem. Os que estarão lá no amanhã são os servidores. Então nós vamos ter esse olhar muito atento. Nós queremos buscar novamente essa credibilidade, essa confiança dos servidores no governo municipal”, comenta.

    Além da necessidade de um concurso público, o secretário cita a possibilidade de mudanças de funções dos servidores de acordo com suas capacitações técnicas e acadêmicas. “Fazendo estudos preliminares nos deparamos com uma série de furos. Nós temos a ausência de servidores e nós temos servidores que estão em atividades sem a devida capacitação. É dever da administração capacitar os servidores, treiná-los, atualizá-los da matéria. O serviço público só é bem executado se a administração abraça o servidor, concede ferramentas. E as ferramentas não são só uma patrola, um computador. Também tem relação com estudo e conhecimento na área“, finaliza o secretário.