Digo e Berma MC realizaram um grafite a convite da instituição
Dois artistas visuais santa-cruzenses foram convidados para um projeto artístico promovido pelo Instituto Goethe, em Porto Alegre. João Matheus Xavier, o Berma MC, e Rodrigo Almeida, o Digo, foram responsáveis pela produção de uma arte autoral em grafite no muro da entidade.
Em entrevista à Arauto News, Digo Almeida contou que o convite surgiu por Santa Cruz do Sul ser uma cidade de colonização alemã e pelo Instituto ser uma iniciativa da Consulado Alemão. Além disso, segundo o artista, a entidade tem este projeto no qual diversos artistas já participaram.
“Então eles fazem várias intervenções com a diversidade artística também nesse espaço. E aí, querendo mudar um pouco a cara e a forma que eles também trabalhavam com o artista, um pouco mais local, ali de Porto Alegre, por indicação, chegou aos ouvidos sobre o AVU, sobre o movimento hip hop aqui de Santa Cruz. Eles acharam interessante isso, justamente por uma cultura totalmente diferente do que é o padrão cultural”, explicou.
O Ateliê Vivências Urbanas (A.V.U.) é um coletivo cultural fundado em 2014 em Santa Cruz do Sul, com a missão de promover e profissionalizar manifestações artísticas ligadas à cultura Hip Hop e à arte de rua. Com uma abordagem inclusiva e educativa, o A.V.U. organiza eventos, oficinas e intervenções que destacam os elementos como rap, graffiti, dança, DJ e conhecimento, se consolidando como um espaço de democratização da cultura urbana.
Após receberem o convite, os artistas tiveram três meses para elaboração da arte e poesia, após a visita dos representantes do instituto, como relembra Berma MC. “A gente teve a ideia de realizar um trabalho colaborativo da arte do Digo com a minha poesia. Então, o mural é feito todo em um contexto poético e também artístico-autoral do Digo. No muro do Instituto, a poesia está no meio da arte e para os dois lados, esquerda e direita, encontram os tibanas, personagens do Digo, que estão totalmente encaixados naquele contexto”, detalhou.
Os dois artistas de Santa Cruz passaram cinco dias em Porto Alegre para realizarem a arte. Além disso, nesse período, puderam conviver com o espaço do instituto e funcionários. Conforme Digo e Berma, a arte ficará exposta no Instituto Goethe por cerca de quatro meses. Após, será removida pelos próprios artistas.
Com um trabalho reconhecido, Digo e Berma já foram convidados para realizarem uma nova arte, desta vez no interior do prédio do instituto.
Notícias relacionadas
Festival Santa Cruz de Cinema já tem mais de cem filmes inscritos
Organizadores projetam ultrapassar número registrado no ano passado
À diretoria da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense, Prefeito garantiu revitalização do Parque de Rodeios
Sérgio também mencionou planos para a construção de um cercado, separando os espaços do Parque de Rodeios e do Autódromo Municipal
Coral da Afubra comemora 30 anos
Atualmente sob a regência de Gustavo Sehnem, o Coral da Afubra conta com 32 membros
Miss Universe Rio Grande do Sul 2025 é do Vale do Rio Pardo
Ela representará o Estado na etapa nacional, que ocorre em fevereiro