O projeto consistiu em diálogos entre alunos e professores sobre a situação dos negros no país
Representantes de escolas municipais de educação infantil (Emeis) e da ONG Alphorria celebraram, na última semana, a conclusão do projeto Desafiando com Sabina. A iniciativa atende à Lei Federal nº 10.639/03 e resolução de nº 2/2015 do Conselho Municipal de Educação, que tornam obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas do Município. O fechamento aconteceu durante ato na sede da entidade, no bairro Aviação, dentro da I Semana Alphorria. A programação foi desenvolvida em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em todo o país em 20 de novembro.
O projeto consistiu em diálogos entre alunos e professores sobre a situação dos negros no país. A boneca Sabina percorreu quinzenalmente as 12 Emeis de Venâncio Aires, como representação de propostas desenvolvidas por cada escola que despertassem o conhecimento e interação das crianças sobre a cultura afro-brasileira. O nome Sabina foi escolhido como referência a mãe de Zumbi dos Palmares, herói da resistência negra brasileira no período escravagista do país.
O fechamento da iniciativa, desenvolvida ao longo de todo o ano de 2016, contou com trocas de experiências das representantes de cada Emei. O intuito foi compreender como os alunos de cada instituição reagiram ao primeiro ano do projeto. As professoras presentes, que se encarregaram de trazer iguarias típicas da culinária afro-brasileira para o café da manhã, vestiam turbantes, como forma de representação da resistência cultural dos descendentes de africanos escravizados no Brasil.
Notícias relacionadas
Romaria da Santa Cruz movimenta romeiros de 51 paróquias no próximo domingo
Expectativa dos organizadores é superar público da edição de 2022, que chegou a 7 mil pessoas
Santa-cruzense disputa Campeonato Mundial de Sushi em Tóquio
A final da competição será realizada na noite desta quinta-feira, às 22h (horário de Brasília)
Audiência pública vai tratar sobre as pontes secas na RSC-287
Encontro proposto pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires ocorre nesta quarta-feira, no Ginásio de Esportes de Picada Nova
Cerca de 30 pessoas já foram retiradas no Bairro Várzea
A régua instalada na Rua Irmão Emílio atingiu o nível de transbordo na noite de quinta-feira