Atividades ocorrem na Praça da Bandeira, das 9h às 12h
Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, Santa Cruz do Sul terá uma iniciativa neste sábado (21), na Praça da Bandeira. Com o objetivo de incentivar a população a aderir à mobilidade ativa – deslocamento urbano sem nenhum veículo motorizado – serão realizadas atividades de conscientização das 9h às 12h.
Em entrevista ao Grupo Arauto, a diretora de Mobilidade Urbana do Santa Ciclismo, Fernanda Antônio, destaca que a prática oferece vantagens no âmbito individual, pois proporciona que uma pessoa use o próprio tempo de deslocamento para fazer uma atividade física, e também no coletivo, gerando menos poluição atmosférica e sonora. “Então, a gente contribui também para um trânsito mais sustentável na nossa cidade”, afirmou.
Santa Cruz apresenta um alto índice de automóveis por habitantes. Para mudar isso, de acordo com Fernanda, é necessário iniciar movimentos que incentivem a transição do uso do automóvel individual para a mobilidade ativa, ou ao transporte coletivo. “Tem questões que são de hábitos das pessoas, de mudança cultural também, que é bem importante. E no caso específico do transporte coletivo, aí tem que entrar uma política pública que seja mais efetiva no sentido de oferecer para a população um transporte coletivo de mais qualidade, mais eficiente”, disse.
Porém, a diretora aponta um pensamento principal da comunidade: o carro ainda é visto como um símbolo de poder e status dentro da comunidade. “É engraçado de ver que às vezes a pessoa que vai usar o transporte coletivo, ou vai se deslocar de bicicleta, fica com aquele constrangimento, porque tem essa associação. […] São décadas de trabalho, de incentivo, para conseguir promover essa transformação, para que isso seja, de fato, efetivo e que a bicicleta passe a, de fato, ocupar o lugar que hoje o carro tem numa sociedade como a nossa”, expressou.
Fernanda ressalta ainda que o ponto principal é a educação no trânsito. Segundo ela, motoristas e ciclistas precisam entender qual o seu lugar e como se portar no momento de deslocamento. “Tem muito também ao encontro dessa busca por conseguir educar as pessoas, para que a gente possa ter um trânsito compartilhado mais seguro, mais empático, que funcione bem pra todo mundo”, concluiu.
Na programação deste sábado (21), a comunidade santa-cruzense irá encontrar Escolinha de Trânsito da Polícia Rodoviária Estadual; quiz sobre trânsito e mobilidade urbana; dicas de como regular a bicicleta para evitar lesões, com a fisioterapeuta e atleta do ciclismo, Tânia Zanella; passeio ciclístico; e ação vaga viva, onde a equipe irá ocupar uma vaga de carga e descarga para gerar um espaço de convivência na cidade, para que a comunidade tenha consciência do espaço que um carro estacionado ocupa.
Além disso, Fernanda revela que uma iniciativa inédita vai ocorrer. A ONG Bike Anjo estará presente no evento com seus voluntários, com o objetivo de ensinar pessoas que queiram aprender a pedalar.
A inciativa é uma realização do Departamento de Mobilidade Urbana do Santa Ciclismo, em parceria com os projetos Guarda Costas e Trânsito Vida.
Notícias relacionadas
Piazito realiza almoço de pré-estreia
Atualmente 60 crianças e adolescentes de diferentes localidades do interior de Santa Cruz do Sul participam do projeto social do CTG Recanto Nativo, localizado em Linha Brasil
Feira do Livro terá Guri de Uruguaiana, Shana Müller, mostra de teatro e corrida escolar
Programação da 26ª edição agrega mais atividades e retorna para o Parque de Eventos, entre 30 de outubro e 3 de novembro
Confira as regras de acesso ao Parque da Oktoberfest
Festa da Alegria inicia na próxima quinta-feira
Sesc Venâncio Aires comemora 18 anos do grupo de idosos do Maturidade Ativa
Atualmente, iniciativa reúne 220 membros