A manhã deste sábado foi marcada por ações de conscientização na Praça da Bandeira em Santa Cruz
A manhã deste sábado (21) foi marcada por ações em alusão ao Dia Mundial Sem Carro. Na Praça da Bandeira, no Centro de Santa Cruz do Sul, a comunidade encontrou um espaço que teve como objetivo incentivar as pessoas a trocarem a dependência do automóvel individual por outros meios de transporte.
Em entrevista ao Grupo Arauto, a diretora de Mobilidade Urbana do Santa Ciclismo, Fernanda Antônio, explicou que a iniciativa visa gerar um impacto positivo na população, para assim diminuir o número de veículos circulando na cidade, contribuindo coletivamente com o trânsito.
Segundo Fernanda, a ação incentivou a transição do uso do automóvel individual para a mobilidade ativa, como bicicleta e caminhada, ou ao transporte coletivo. Ela reforçou que para a prática funcionar, é necessário também políticas públicas que sejam mais efetivas no sentido de oferecer para a população um transporte coletivo de qualidade e mais eficiente. “É importante também que a cidade dê melhores condições cada vez mais para que as pessoas façam esse movimento”, destacou.
A programação contou com Escolinha de Trânsito da Polícia Rodoviária Estadual; quiz sobre trânsito e mobilidade urbana; dicas de como regular a bicicleta para evitar lesões, com a fisioterapeuta e atleta do ciclismo, Tânia Zanella; passeio ciclístico; e ação vaga viva, onde a equipe ocupou uma vaga de carga e descarga para gerar um espaço de convivência na cidade, para que a comunidade tivesse consciência do espaço que um carro estacionado ocupa.
A ONG Bike Anjo, de Porto Alegre, também esteve presente no evento. O grupo trabalha com o objetivo de ensinar pessoas que queiram aprender a pedalar. “É um trabalho totalmente voluntário. É um grupo de pessoas totalmente apaixonadas por bicicleta e que acreditam muito na bicicleta como ferramenta de transformação social”, explicou uma das voluntárias da ONG, Paula Moizes.
“Somos pessoas apaixonadas por bicicleta que querem proporcionar essa alegria que é saber pedalar para outras pessoas”, completou.
A iniciativa foi realizada pelo Departamento de Mobilidade Urbana do Santa Ciclismo, em parceria com os projetos Guarda Costas e Trânsito Vida.
Notícias relacionadas
Piazito realiza almoço de pré-estreia
Atualmente 60 crianças e adolescentes de diferentes localidades do interior de Santa Cruz do Sul participam do projeto social do CTG Recanto Nativo, localizado em Linha Brasil
Feira do Livro terá Guri de Uruguaiana, Shana Müller, mostra de teatro e corrida escolar
Programação da 26ª edição agrega mais atividades e retorna para o Parque de Eventos, entre 30 de outubro e 3 de novembro
Confira as regras de acesso ao Parque da Oktoberfest
Festa da Alegria inicia na próxima quinta-feira
Sesc Venâncio Aires comemora 18 anos do grupo de idosos do Maturidade Ativa
Atualmente, iniciativa reúne 220 membros