A secretária de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, explicou que os problemas são burocráticos
Santa Cruz do Sul ainda enfrenta a dificuldade da falta de passadores de fauna em algumas áreas da cidade, como o Acesso Grasel, Avenida Melvin Jones, os bairros Monte Verde e Germânia. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a secretária municipal de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, destacou que a pasta tem trabalhado para melhorar o atendimento aos animais silvestres.
Bruna explicou que a Prefeitura enfrenta dificuldades burocráticas para a compra de postes de madeira necessários para a instalação dos passadores. A secretária tem se reunido com o Corpo de Bombeiros para encontrar soluções, como a possibilidade de aumentar o tamanho dos passadores e conectar árvores para facilitar a passagem de animais. Ela enfatizou que a questão é uma prioridade para a gestão do prefeito Sérgio Moraes.
Leia também: Com 300 cães acolhidos, Centro de Bem-Estar Animal abriga o dobro da capacidade
Além disso, a titular da pasta abordou a necessidade de melhorar o atendimento a animais silvestres, uma área que, segundo ela, precisa de mais estrutura. De acordo com ela, a Administração Municipal está estudando a possibilidade de contratar um veterinário especializado ou firmar um convênio com a ONG Silvestre, que já atua na região. Atualmente, os atendimentos emergenciais desses animais dependem de voluntários e ONGs parceiras, com encaminhamentos para organizações em Porto Alegre. “Com certeza é uma pauta que a gente vai dar seguimento esse ano, de dar um atendimento maior a esses animais que hoje nós não temos como cobrir. O município não tem algo formado. A nossa ideia é formalizar um atendimento aos animais silvestres”, disse.
Outra prioridade da secretaria são os equinos. Conforme Bruna, através de um convênio ativo com a ONG Cavalo de Lata, a organização é responsável por todos os resgates, atendimentos emergenciais, veterinários e processos de adoção de cavalos. No entanto, a Prefeitura ainda não possui uma albergagem própria para esses animais, dependendo da parceria com a ONG para realizar o acolhimento de cavalos resgatados.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas

FOTOS: Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público em Rio Pardo
Evento integrou a programação da Sexta-feira Santa da cidade

FOTOS: Parque da Cruz celebra Caminhada da Paixão de Cristo
Percurso teve início em frente à Catedral São João Batista