O Comung é o maior sistema de Educação Superior do RS e abrange quase a totalidade dos municípios
Reeleito, por unanimidade, na tarde desta sexta-feira (21), em Porto Alegre, Rafael Frederico Henn, presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foi reconduzido à presidência do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), para mais dois anos de mandato.
Com atuação desde o ano de 1996, o Comung é formado por 14 Instituições Comunitárias de Ensino Superior, compondo uma rede que tem como objetivo prestar serviços de interesses voltados à educação e à saúde. Com 29 anos de atuação, o consórcio já obteve significativas conquistas em diversas áreas. Na gestão de Rafael Henn, destacam-se a parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e a criação do programa Professor do Amanhã, que destinou bolsas de estudos e ajuda de custo a estudantes gaúchos nos cursos de licenciatura; a criação da Rede Butiá para a distribuição de internet de alta tecnologia no Estado; a parceria com a Casa dos Raros, para ampliar o tema das doenças raras; a criação da Plataforma ON de Inovação; diversas articulações e movimentos em Brasília para a aprovação do Marco Regulatório das Universidades Comunitárias; movimentos em benefício dos estudantes gaúchos junto ao Ministério da Reconstrução na maior catástrofe climática, as enchentes no Rio Grande do Sul; entre outros importantes movimentos e ações.
As instituições comunitárias são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. O Comung atua fortemente nas seguintes linhas estratégicas: Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia; Sustentabilidade; Programa de Bolsas de Estudos; Parceria na Formação de Professores.
Para o presidente, o objetivo da gestão é dar sequência ao trabalho desenvolvido por todos os reitores que historicamente pleitearam muitas das conquistas do ensino superior gaúcho, estando cada vez mais presente na agenda do Governo do Estado, trabalhando ativamente na proposição de políticas públicas de bolsas e de financiamentos. “Buscamos contribuir ativamente para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado, pois as Universidades do Comung estão presentes em todas as regiões e desempenham um papel fundamental no progresso do Rio Grande do Sul por meio da educação, da pesquisa, da extensão e da prestação de serviços. Queremos continuar avançando na implantação definitiva do Marco Regulatório das Comunitárias e o cumprimento da Lei das Comunitárias, entre outras ações em benefício dos estudantes do ensino superior gaúcho.”
As instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias são: Unisc, UFN, Feevale, PUCRS, UCS, Unicruz, Unijuí, La Salle, Unisinos, Univates, UCPel, UPF, Urcamp e URI.
Diretoria:
- Presidente: Reitor Rafael Frederico Henn – Unisc
- 1ª Vice-Presidente: Reitora Bernadete Maria Dalmolin – UPF
- 2º Vice-Presidente: Reitor Gelson Leonardo Rech – UCS
- Secretário: Reitor Pe. Sérgio Eduardo Mariucci – Unisinos
- Tesoureiro: Reitor Dieter Rugard Siedenberg – Unijuí
Conselho fiscal:
- Presidente: Reitor Arnaldo Nogaro – URI
- Vice-presidente: Reitora Evania Schneider – Univates
Notícias relacionadas

Pronto-Atendimeto do Hospital São Sebastião Mártir deve ser ampliado através de parceria entre município e Estado
Investimento está estimado em R$ 1,2 milhão e projeto deve ser formatado nas próximas semanas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 23 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Instituto Crescer Legal celebra uma década de transformação social no meio rural. ➡️ Representantes da AMVARP participam de audiência em Porto Alegre sobre acessos às propriedades na RSC-287. ➡️ Santa Cruz já…

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para seleção de veterinário e agente de combate às endemias
O prazo segue aberto até sexta-feira

Administração de Venâncio Aires lança edital para compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros
Previsão é adquirir um bote inflável com capacidade para seis lugares e um reboque específico para o transporte da embarcação