Iniciativa é alusiva à Semana Mundial de Conscientização sobre a resistência antimicrobiana
Profissionais do Hospital Santa Cruz (HSC) estão participando das gravações de podcasts que serão veiculados na próxima semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alusivos à Semana Mundial de Conscientização sobre a resistência antimicrobiana (RAM) 2023, que ocorre de 20 a 25 de novembro. As doutorandas Eliane Carlosso Krummenauer, Mariana Portela de Assis e Rochele Mosmann Menezes e os professores Marcelo Carneiro, Jane Dagmar Pollo Renner e Suzane Beatriz Frantz Krug estarão representando o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade e têm ainda o apoio do laboratório do curso de Comunicação da instituição de ensino.
Leia também: Número de alunos presenciais deve crescer 5% na Unisc
A atividade faz parte dos objetivos das teses das doutorandas, que é fomentar reflexões sobre o tema a fim de desenvolver e incentivar habilidades profissionais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) nos serviços de saúde. Além disso, o objetivo dos podcasts é disseminar para a sociedade informações relacionadas à resistência antimicrobiana.
Para isso foram convidados profissionais renomados como Rodolfo Quirós, consultor da Pan American Health Organization, além de membros da Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecções (ABIH), representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e profissionais com expertise em resistência antimicrobiana. As entrevistas são conduzidas pelo professor e médico infectologista Marcelo Carneiro.
Na oportunidade, as alunas também estão apresentando os principais resultados de suas pesquisas da avaliação nacional dos PGA. “É importante destacar que a resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas não respondem mais aos antimicrobianos e as infecções tornam-se difíceis ou impossíveis de tratar, aumentando o risco de disseminação de doenças e morte”, explicam.
Por sua vez, a Semana Mundial de Conscientização sobre a RAM é uma campanha global para aumentar a conscientização e a compreensão sobre o tema e promover as melhores práticas para reduzir o surgimento e a propagação de infecções resistentes aos medicamentos. A semana de 2023 tem como tema Prevenir juntos a resistência antimicrobiana, já que se trata de uma ameaça para os seres humanos, animais, plantas e o ambiente como um todo.
Diante desse cenário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou a colaboração de todos os setores para preservar a eficácia dos antimicrobianos. Para reduzir a RAM, todos os segmentos devem utilizar antimicrobianos de forma prudente e adequada, realizar medidas preventivas para diminuir a incidência de infecções e seguir boas práticas na eliminação de resíduos contaminados com antimicrobianos.
Notícias relacionadas
Repasses de recursos do Estado impulsionam reconstrução e retomada de escolas após enchentes
Somente com investimentos em mobiliário escolar e repasses do programa Agiliza,Governo investiu R$ 83,25 milhões
Unisc seleciona propriedades para revitalização de nascentes da Bacia do Arroio Urubé
Serão 27 propriedades beneficiadas por meio do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) a ser desenvolvido
Secretaria de Meio Ambiente atenderá no Centro Administrativo durante a Oktoberfest
Até o término da Festa da Alegria, o público será atendido no 1º andar do Centro Administrativo, junto à Secretaria Municipal da Fazenda
Programação alusiva à Semana da Água começa na segunda-feira
Serão feitas discussões acerca dos quatro pilares do saneamento: abastecimento, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos