Pico foi de 28,94 metros, quase 70 centímetros a menos do que em setembro
O Rio Taquari atingiu sua cota máxima na manhã desse domingo (20) e registrou um pico de 28,92 metros. Foi a quarta maior enchente dos últimos cem anos. O Serviço de Monitoramento Geológico Brasileiro (CPRM) fez a leitura da cota no Porto de Estrela às 7h. Após atingir seu ponto mais alto, o nível começou a diminuir lentamente e, a partir de agora, o foco das famílias é, mais uma vez, a limpeza e a reconstrução.
LEIA TAMBÉM: "Continuamos trabalhando intensamente", afirma prefeito de Venâncio Aires com relação a enchente
Duas das quatro maiores cheias do Rio Taquari nos últimos cem anos ocorreram em 2023, uma em 5 de setembro, com 29,62 metros e que deixou mais de 50 mortos, e a mais recente em 19 de novembro. Segundo as autoridades, a registrada há pouco mais de dois meses foi mais agressiva, com correnteza mais intensa. Na mais recente, também foi uma mudança no comportamento das pessoas. Houve maior conscientização da população sobre os riscos e evacuação mais rápida das residências.
Contudo, diversas famílias foram impactadas pela cheia, incluindo a de Marilene, mãe de Andressa e Vinícius de Souza. Moradores de Vila Mariante há 19 anos, eles enfrentaram duas enchentes no mesmo ano. Marilene compartilhou suas preocupações e agradeceu por ter conseguido evacuar a área a tempo, evitando maiores danos. “O susto é grande, mas dessa vez, pelo menos, eu estou aqui com meus filhos. Na outra, a gente ficou com água até o pescoço. Hoje, graças a Deus, conseguimos sair antes”, disse.
Notícias relacionadas
Davant Odontologia e Implantes celebra um ano de atendimento em Venâncio Aires
Para celebrar a data e também o aniversário da rede, pacientes terão condições especiais nos tratamentos
Repasses de recursos do Estado impulsionam reconstrução e retomada de escolas após enchentes
Somente com investimentos em mobiliário escolar e repasses do programa Agiliza,Governo investiu R$ 83,25 milhões
Unisc seleciona propriedades para revitalização de nascentes da Bacia do Arroio Urubé
Serão 27 propriedades beneficiadas por meio do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) a ser desenvolvido
Secretaria de Meio Ambiente atenderá no Centro Administrativo durante a Oktoberfest
Até o término da Festa da Alegria, o público será atendido no 1º andar do Centro Administrativo, junto à Secretaria Municipal da Fazenda