Iniciativa projeta envolver rede pública de ensino e de saúde mental do Município e projeto começa ainda neste mês
Aprender sobre as bases musicais, incentivando o aprendizado da teoria musical e noções de musicoterapia permite que crianças, adolescentes e adultos explorem sua criatividade, melhorem a coordenação motora, aumentem a concentração e ampliem sua compreensão das estruturas sonoras e percepções de talentos musicais. Com essa apresentação, o psicólogo Luís Fernando Schilling desenvolveu o projeto Fest Inclusão Musical a ser desenvolvido em Vera Cruz, com financiamento cultural pela Lei Paulo Gustavo.
A proposta do Fest Inclusão Musical abrange a rede pública de ensino e saúde mental de Vera Cruz. É um projeto inclusivo, defende Schilling, pois convida as crianças, adolescentes e adultos, independentemente de suas habilidades ou deficiências, a desenvolverem talentos e percepções novas, além de estreitar o caminho entre o estudo e a aprendizagem musical para novas aprendizagens na vida cotidiana. Neste projeto os alunos e usuários de serviço de saúde terão experiências com uma didática na linguagem adequada nas suas necessidades adequadas a sua faixa etária de conhecimento e habilidades.
O projeto está previsto para durar três meses, iniciando neste mês de setembro, e está dividido em três etapas: apresentação e execução do projeto nas escolas e CAPS, acompanhamento do andamento do projeto e possíveis pessoas que irão participar do projeto, e apresentação de músicas no festival, agendado para 23 de novembro, no Ginásio Municipal Segefredo Werner (Guidão), a partir das 14h30min. O trabalho que começa ainda neste mês será na escola Elemar Kroth, na área urbana, e na José Bonifácio, em Linha Andréas, assim como no CAPS e grupo instrumental que tem aulas na Casa de Cultura.
Para o idealizador do projeto, a música traz inúmeros benefícios aos estudantes e usuários dos serviços de saúde mental, como o desenvolvimento da criatividade, melhoria da coordenação motora, aumento da concentração, ampliação da compreensão das estruturas sonoras e outras mais. Quer saber mais sobre o projeto? Acesse inclusao_musical no Instagram.
Notícias relacionadas
Piazito realiza almoço de pré-estreia
Atualmente 60 crianças e adolescentes de diferentes localidades do interior de Santa Cruz do Sul participam do projeto social do CTG Recanto Nativo, localizado em Linha Brasil
Feira do Livro terá Guri de Uruguaiana, Shana Müller, mostra de teatro e corrida escolar
Programação da 26ª edição agrega mais atividades e retorna para o Parque de Eventos, entre 30 de outubro e 3 de novembro
Confira as regras de acesso ao Parque da Oktoberfest
Festa da Alegria inicia na próxima quinta-feira
Sesc Venâncio Aires comemora 18 anos do grupo de idosos do Maturidade Ativa
Atualmente, iniciativa reúne 220 membros