Solicitação ocorreu na última terça-feira em reunião na Prefeitura de Santa Cruz do Sul
O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, recebeu na última terça-feira (18), no Salão Nobre do Palacinho, um grupo de 20 representantes das Linhas Pinheiral e Seival – a maioria moradores e empresários da região –, que solicitam auxílio do poder público para reivindicações relacionadas à duplicação da RSC-287. A reunião foi articulada pelo empresário Mathias Bertram e pelo secretário municipal da Saúde, Rodrigo Rabuske.
A inclusão de retornos, rótulas e até mesmo vias marginais à rodovia faz parte das demandas apresentadas, como forma de garantir acessos adequados ao intenso fluxo inter-regional que circula pelo trecho de Santa Cruz do Sul. Sem essas adaptações no projeto da duplicação, a comunidade teme que a obra possa comprometer a mobilidade e aumentar a insegurança.
Rodrigo Rabuske – que em seu mandato anterior como vereador presidiu a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Duplicação da RSC-287 – lembrou que o tema vem sendo tratado há cerca de seis anos com a Sacyr, empresa responsável pela duplicação. “Fizemos várias reuniões, mas até agora não tivemos respostas concretas. Nada se resolve”, afirmou, lamentando as dificuldades da comunidade em ser ouvida pelo Governo do Estado e pela concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr.
Mathias Bertram reforçou a importância de incluir as demandas no projeto da duplicação. “Pinheiral tem potencial para crescer, é uma área urbana, e precisa de retornos, rotatórias, faixas adicionais, redutores de velocidade, faixas de pedestres. Temos escola, posto de saúde, igreja – tudo isso exige melhores acessos. Sempre apoiamos a duplicação, mas precisamos defender os direitos de quem mora ali, precisamos ouvir quem vive há anos na localidade e conhece os problemas históricos da via”, pontuou Mathias.
Após ouvir as reivindicações, o prefeito elogiou a mobilização da comunidade e propôs a criação de uma comitiva, composta por Mathias, Rodrigo e demais representantes locais, para acompanhá-lo em reuniões diretas com a Sacyr. Além disso, Sérgio destacou que a pavimentação da Travessa Rabuske, aguardada há anos, será viabilizada em sua gestão com o apoio de emendas parlamentares do deputado federal Marcelo Moraes.
O prefeito também mencionou que pretende dialogar com a administração de Venâncio Aires para definir oficialmente as divisas entre os municípios – assunto que impacta diretamente os moradores da região. “Temos um grande compromisso com essas comunidades e estamos trabalhando firme nessas pautas. Em breve, teremos boas notícias para vocês”, garantiu Sérgio.
Leia também
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 23 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Instituto Crescer Legal celebra uma década de transformação social no meio rural. ➡️ Representantes da AMVARP participam de audiência em Porto Alegre sobre acessos às propriedades na RSC-287. ➡️ Santa Cruz já…

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para seleção de veterinário e agente de combate às endemias
O prazo segue aberto até sexta-feira

Administração de Venâncio Aires lança edital para compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros
Previsão é adquirir um bote inflável com capacidade para seis lugares e um reboque específico para o transporte da embarcação

Catedral São João Batista terá nova iluminação interna e externa a partir de setembro
Projeto inclui sistema luminotécnico com cores especiais em datas comemorativas, modernização elétrica e preparação para instalação de elevador