Ação contemplará os bairros Cidade Alta, Xangrilá, Cidade Nova e Gressler
Em meio às ações de combate a infestação de mosquitos e prevenção à dengue, a Vigilância Sanitária de Venâncio Aires realizará aplicação de larvicida biológico com equipamento nebulizador na tarde desta quinta-feira, 20. O produto a ser aplicado é larvicida, ou seja, possui ação apenas contra as larvas de mosquitos quando em contato com recipientes com acúmulo de água. O produto é certificado para uso em água potável, e não oferece riscos à população.
Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, Gabriel Alves, a aplicação será feita com equipamento acoplado ao veículo do Setor e gerará uma névoa. Esta aplicação inicial compreenderá áreas dos bairros Cidade Alta, Xangrilá, Cidade Nova e Gressler. A área foi selecionada devido à constatação de aumento de infestação nos últimos meses por meio do monitoramento de armadilhas para coleta de ovos realizado.
Há planejamento para aplicação em mais áreas do município nos próximos dias, conforme constatada infestação por meio de coletas realizadas nas visitas diárias dos agentes de combate às endemias. “A ação de aplicação é apenas uma das atividades para auxiliar no combate à dengue, no entanto o cuidado em cada imóvel é a principal medida de controle, evitando a presença de criadouros com água parada”, destaca Alves.
Conforme último levantamento realizado no mês de fevereiro, houve aumento no índice de infestação de mosquitos. Venâncio Aires conta com seis confirmações de casos de dengue. Caso haja apresentação de sintomas como dor no corpo, dor de cabeça, cansaço excessivo, dor atrás dos olhos, diarreia, aliados à febre procurar uma unidade de saúde para atendimento e evitar a automedicação sem acompanhamento médico.
Lembrando que, segue a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, no Centro de Imunizações (Posto Central), das 07h30 às 11h00, e 13h às 16h30.
Principais medidas para prevenção da dengue
- Eliminar pneus e objetos que podam acumular água;
- Limpeza e tratamento periódico de piscinas;
- Caixas de água e cisternas devidamente tampadas e teladas;
- Evitar utilização de pratinhos de plantas;
- Recolhimento de lixo e acondicionamento em lixeiras fechadas;
- Limpeza periódica de calhas de telhas evitando entupimento;
- Uso de repelentes durante horário diurno.
Notícias relacionadas

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas

FOTOS: Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público em Rio Pardo
Evento integrou a programação da Sexta-feira Santa da cidade

FOTOS: Parque da Cruz celebra Caminhada da Paixão de Cristo
Percurso teve início em frente à Catedral São João Batista