Gabriel Heineck Haberkamp conclui ensino médio e curso técnico em Informática para Internet no Senac
Na noite do último sábado (14), o auditório do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sediou a formatura dos alunos do Ensino Médio Técnico do Senac. Entre os formandos, um destaque foi Gabriel Heineck Haberkamp, de 18 anos, que é deficiente visual e concluiu também o curso técnico em Informática para Internet.
Desde cedo, Gabriel é próximo da tecnologia. Aos 5 anos, já utilizava o computador com o auxílio do Dosvox, sistema interativo acessível para pessoas com deficiência visual. Foi com essa ferramenta que, aos 8 anos, iniciou seus primeiros aprendizados na área de programação.
O jovem explicou que o Senac foi a oportunidade certa para unir o Ensino Médio a uma formação técnica na área da tecnologia, com disciplinas de front-end, back-end e desenvolvimento mobile, além do aprendizado em linguagens como HTML, CSS, JavaScript e C#, e temas como gestão de projetos e bancos de dados.
“O curso técnico do Senac foi uma boa forma de me aproximar do mercado de trabalho, já que, até aquele momento, a maioria dos conhecimentos que eu tinha vinham de tutoriais na internet e cursos online, mas meus projetos eram sempre autônomos e, embora conhecesse bastante da área, eu não estava realmente pronto para as exigências do mercado de trabalho”, disse.
Para o futuro, Haberkamp planeja cursar faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e explorar áreas como Engenharia de Software e Ciência de Dados. Porém, ele revelou que sua formação no Senac já traz resultados, pois está participando de uma seleção em uma empresa local, buscando novas oportunidades de começar a trabalhar na área.
O jovem também se destaca como criador de conteúdo. Em 2021, lançou o canal “Blind Center” no YouTube, onde compartilha dicas de tecnologia e acessibilidade. Hoje, com mais de 75 mil inscritos, o canal ensina sobre jogos acessíveis, ferramentas úteis para cegos e até um curso acessível de programação em Python dividido em 30 partes.
“As oportunidades para deficientes visuais são importantes para ampliar a inclusão dessa parcela da população. Isso é ainda maior em áreas como a programação, em que praticamente tudo pode ser acessível e inclusivo se isso for adequadamente planejado”, afirmou.
A mãe de Gabriel, Melissa Heineck Haberkamp, contou que o filho sempre foi apaixonado por tecnologia e, quando descobriram o curso do Senac, perceberam que seria ideal para ele, pois combinava o ensino médio com um certificado técnico. Além disso, ela destacou o compromisso da escola em adaptar materiais e proporcionar um ambiente acessível.
“A inclusão deve ocorrer todos os dias, desde as pequenas coisas, como no caso do Gabriel, que tem deficiência visual total em ambos os olhos, tirar um obstáculo que possa atrapalhar o caminho, avisar quando sair de perto dele para que não fique falando sozinho e até a descrição de imagens nas provas. Isso passa por todos os setores de uma escola e no Senac isso aconteceu”, apontou.
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