Iniciativa segue focada no atendimento a áreas afetadas pela enchente. Nesta semana, máquinas trabalham na reabertura e limpeza das valas
O Programa Patrulha Agrícola, iniciativa da Secretaria de Agricultura (Seagri), segue ativa na assistência aos agricultores do interior de Santa Cruz do Sul. Nos últimos dias, o serviço vem concentrando seus esforços na reabertura e limpeza de valas de drenagem dos solos de várzea.
Conforme o titular da pasta, secretário Décio Luís Hochscheidt, a iniciativa é importante porque muitos canais foram danificados durante a enchente de maio e, sem eles recuperados, os agricultores não terão condições de plantar. As valas servem para o escoamento de água e passam por várias propriedades. Atualmente, a Seoi mantém duas escavadeiras na base de Rio Pardinho executando a tarefa.
Nesta semana, máquinas trabalham na reabertura e limpeza das valas nas localidades de Travessa Bohnen, Linha Sete de Setembro e em Quarta Linha Nova. A ação vem sendo executada desde o final de maio e já atingiu mais de 10 quilômetros de vala, em áreas como Ponte Rio Pardinho, Rio Pardinho Centro e Quarta Linha Nova Baixa.
Por enquanto, a iniciativa segue focada no atendimento a áreas que sofreram com a enchente. Após conclusão dos trabalhos em Rio Pardinho, as localidades de Reserva dos Kroth, Seival e São José da Reserva também receberão a mesma melhoria.
Além disso, o Programa Patrulha Agrícola mantém outras frentes de trabalho em diversas localidades do interior, com uma escavadeira trabalhando em Linha Brasil e outra Quarta Linha Nova, uma retroescavadeira em Linha João Alves e uma escavadeira em Entrada São Martinho. Além disso, duas retroescavadeiras estão trabalhando na região de Linha Antão, com dois caminhões trazendo cascalho para melhorar o acesso às propriedades dos colonos.
Notícias relacionadas
Prazo para retirada de sementes de milho do programa Troca-Troca vão até 16 de outubro
Após a data limite, as sementes remanescentes serão distribuídas para outros produtores
Sábado é dia de Agrofeira em Santa Cruz
No pavilhão da Feira Central, ocorre das 10 às 15 horas. Nesta edição, está prevista a participação de 17 expositores
Do agro para o agro: Iro Schünke lança livro com sua trajetória
Presidente do SindiTabaco conta sua história no agro e os caminhos que o levaram à fundação do Instituto Crescer Legal
Escola Família Agrícola de Santa Cruz abre inscrições para ano letivo de 2025
A Efasc é voltada para filhos de agricultores familiares do Vale do Rio Pardo e jovens vinculados com o campo