Junto de Helena Etges, candidatos formam a dobradinha pelo Progressistas e concorrem à majoritária em Rio Pardo
Teve início nesta segunda-feira (19), a série de entrevistas da Arauto News com os candidatos à Prefeitura de Rio Pardo. No estúdio, foram recebidos os representantes da chapa pura do Progressistas, Ricardo Figueiró e Helena Etges, que falaram um pouco da sua trajetória de vida – ele especialmente ligada ao radialismo, em 18 anos de trajetória, até o ano passado, quando se desligou priorizando a política – e ela na educação, como professora, diretora e depois de aposentada, vereadora.
Figueiró, nascido no bairro Jardim Boa Vista, teve uma infância ligada ao ar livre, em contato com animais e produção de alimentos na chácara dos avós, mas sua trajetória, desde muito cedo, na adolescência, foi identificada com as ondas de rádio. Foi dessa vivência que acabou conhecendo a realidade da Cidade Histórica, levando na bagagem as demandas da população e nutrindo a vontade de fazer a diferença. Hoje pai e estudante do curso de Direito, o candidato se diz pronto para o novo desafio.
Tendo ao lado a candidata a vice-prefeita professora, Figueiró não esconde que a educação merece olhar especial se sua chapa foi a escolhida. Pretende buscar a qualificação e valorização do profissional da educação, tendo um salário compatível, carga horária adequada, oferecer condições de trabalho com investimento na área. Retomar e aprimorar o plano de carreira são metas. “Precisamos ter qualidade, não apenas tratar como índice numérico”, disse.
Outro ponto que o progressista debateu foi a necessidade de investimento em diversas áreas. Para ele, a estagnação de Rio Pardo reflete nos números do Censo, com diminuição do número de moradores. “Precisamos retomar o crescimento com investimento em várias áreas, desde o lazer ao turismo, geração de emprego e renda, industrializar, trazer mais empresas para que as pessoas possam trabalhar em Rio Pardo. Investir em turismo, com restauração de prédios que estão caindo, em roteiros, pensar em um plano para Rio Pardo e não plano apenas de governo, para aumentar a demanda de hotel, de restaurante, de comércio. E na medida que aumenta, as empresas precisam contratar mais”, salientou.
E aponta que são necessários investimentos em infraestrutura e revitalização de espaços de lazer, de ruas, espaços públicos, “tudo isso vai fazer com que as pessoas se sintam mais felizes em Rio Pardo”. Ao considerar que dois terços da arrecadação do município estão ligados ao interior, Figueiró defende que o produtor quer uma coisa: estrada em condições. O que também está em seu plano.
Mas como prioridade, aponta a saúde, desde o trabalho conjunto com o Hospital Regional de Rio Pardo a outros pontos, como o atendimento na saúde da família, atenção aos postos, que não falte material para os procedimentos, assim como o olhar na parte preventiva. Para investir mais, como na informatização do sistema, por exemplo, ele planeja buscar recursos com lideranças do partido nas esferas governamentais. “Colocamos também como prioridade trabalhar em conjunto com o hospital para que tenhamos a UTI em Rio Pardo. A saúde é o primeiro item que as pessoas pedem e queremos um atendimento de qualidade”, frisou o candidato.
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas
“Nós somos essa renovação para Venâncio Aires”, afirma Maciel Marasca
Candidato à majoritária foi o primeiro entrevistado na Arauto 90,5
Novas urnas eletrônicas farão estreia nessa eleição
Equipamentos estão prontos para receber os votos dos mais de 155 milhões de eleitores em todo o país no pleito de outubro
Candidatos a Prefeitura encaminham suas propostas à CDL Santa Cruz
Francisco Carlos Smidt, João Pedro Schmidt, Helena Hermany e Sérgio Moraes falaram sobre seus planos para o comércio local
STF valida prisão após condenação pelo júri
Criminosos que forem condenados por homicídio passarão a cumprir a pena imediatamente, sem o direito de recorrer em liberdade