Ação foi realizada após o órgão ter recebido uma denúncia anônima de um consumidor
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma operação de fiscalização em uma loja de celulares de Santa Cruz do Sul. A ação foi realizada na semana passada após o órgão ter recebido uma denúncia anônima de um consumidor, que teria adquirido um carregador, e suspeitou do item.
A vistoria contou com a presença do Fiscal do Procon Municipal, um representante da Apple, com o apoio da Guarda Municipal, que garantiu a segurança durante a operação. Durante a inspeção, foram encontrados itens que não atendiam aos padrões de qualidade e autenticidade, configurando a comercialização ilegal de produtos falsificados.
Em decorrência da irregularidade, o Procon Municipal abriu um processo administrativo contra o estabelecimento, que poderá ser multado e responsabilizado pela venda de produtos não autorizados, conforme as normas do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o coordenador do Procon local, Marcelo Estula, consumidores que utilizam produtos falsificados, como carregadores e acessórios para celular, podem enfrentar sérios riscos.
De acordo com ele, esses itens, por não possuírem os selos de segurança e certificação exigidos, podem apresentar falhas, comprometendo a segurança dos dispositivos, sobrecarregar a bateria, causar superaquecimento e até incêndios. Além disso, o uso de produtos falsificados pode danificar o aparelho e invalidar a garantia do fabricante.
Notícias relacionadas

“O negócio tem que ser bom para os dois”, destaca presidente da Amvarp sobre acessos na RSC-287
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Nestor Ellwanger comemorou o fato do Governo do RS assumir o custo das intervenções

Carreata homenageia São Jorge pelas ruas de Santa Cruz
Evento chegou à 21ª edição e é promovido pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum

Milhares de pessoas acompanham cortejo fúnebre do Papa Francisco
Forte esquema de segurança foi montado com drones de vigilância e atiradores de elite durante trajeto até a Basílica de Santa Maria Maior

Sicredi confirma aquisição de área da antiga casa de saúde da família Kaempf
Investimento total foi de R$ 6 milhões. Objetivo é ampliar infraestrutura da cooperativa, bem como preservar parte da história e da reserva nativa