Falta de chuvas desde janeiro impacta a agricultura e compromete o abastecimento de água no interior; veja detalhes
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul decretou, nesta quarta-feira (19), situação de emergência em razão da estiagem que assola o município desde janeiro e se agravou nas últimas semanas de março. A decisão foi tomada devido à combinação de prejuízos econômicos e impactos sociais causados pela falta de chuvas. O decreto, elaborado pela Procuradoria Geral do Município e publicado no Diário Oficial, permite que o poder público atue com mais agilidade para minimizar os efeitos da seca. A medida, válida por 90 dias e passível de prorrogação, possibilita contratações emergenciais sem necessidade de edital, acelerando a aquisição de materiais e a contratação de serviços essenciais.
Motivos do decreto e impactos da estiagem
A reportagem da Arauto News teve acesso ao decreto de emergência. Entre os fatores que levaram à declaração de emergência está o agravamento das perdas na agricultura. De acordo com laudo da Emater, os prejuízos já chegam a R$ 29 milhões, com impacto significativo nas lavouras de soja, hortaliças, produção de leite e cultivos de subsistência, dentre outros. Além disso, a estiagem compromete o abastecimento de água para moradores da zona rural.
Atualmente, 60 famílias precisam de assistência devido à falta de água, e 40 propriedades enfrentam dificuldades de abastecimento. O esgotamento hídrico das vertentes tem levado a prefeitura a utilizar caminhões-pipa para garantir o fornecimento nas localidades mais afetadas.
Próximos passos
Com o decreto de emergência, o município aguarda o reconhecimento estadual e federal para viabilizar recursos destinados a ações de defesa civil.
Notícias relacionadas

Pronto-Atendimeto do Hospital São Sebastião Mártir deve ser ampliado através de parceria entre município e Estado
Investimento está estimado em R$ 1,2 milhão e projeto deve ser formatado nas próximas semanas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 23 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Instituto Crescer Legal celebra uma década de transformação social no meio rural. ➡️ Representantes da AMVARP participam de audiência em Porto Alegre sobre acessos às propriedades na RSC-287. ➡️ Santa Cruz já…

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para seleção de veterinário e agente de combate às endemias
O prazo segue aberto até sexta-feira

Administração de Venâncio Aires lança edital para compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros
Previsão é adquirir um bote inflável com capacidade para seis lugares e um reboque específico para o transporte da embarcação