No site da prefeitura será disponibilizado um link para que a comunidade possa acessar os registros
Santa Clara do Sul acaba de dar mais um passo importante rumo à inovação tecnológica e desenvolvimento regional com a instalação de uma estação meteorológica próximo ao Parque de Eventos Broenstrup. O equipamento, em operação há cerca de duas semanas, integra o projeto Living Agro+Vales, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do agronegócio na Região dos Vales por meio de estratégias inteligentes e baseadas em tecnologia.
Nos próximos dias será disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Santa Clara do Sul um link para que a comunidade possa acessar em tempo real os dados climáticos registrados. Entre os parâmetros monitorados pela estação estão temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, pluviometria, radiação solar, velocidade e direção do vento, além de temperatura e molhamento foliar.
A estação é a quinta a entrar em funcionamento no âmbito do projeto Living Agro+Vales, que já conta com equipamentos instalados em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires e Vale Verde. Outras oito estações meteorológicas serão implantadas em breve nos municípios de Gramado Xavier, Vale do Sol, Herveiras, Sinimbu, Venâncio Aires (CTA), Rio Pardo, Marques de Souza e Anta Gorda.
Impacto e benefícios para a região
Com a implantação destas estações, o Living Agro+Vales busca oferecer dados precisos para o desenvolvimento de modelos de predição meteorológica e sistemas de alerta, beneficiando não apenas os produtores rurais, mas também toda a população. Os dados coletados podem ser fundamentais para o planejamento de atividades agrícolas, prevenção de eventos climáticos extremos e desenvolvimento de soluções tecnológicas que impactam positivamente a economia local.
Atualmente, as cidades participantes do projeto somam uma população de aproximadamente 350 mil habitantes. No entanto, o impacto das estações meteorológicas é regional, beneficiando diversos setores econômicos e sociais da Região dos Vales.
Inovação e desenvolvimento sustentável
De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, a estação instalada em Santa Clara do Sul contribui diretamente para o monitoramento climático em tempo real, permitindo a identificação antecipada de mudanças climáticas significativas.
“Isso é fundamental para a prevenção de desastres naturais, como tempestades ou secas, e para o planejamento de atividades econômicas, especialmente no setor agrícola, que depende de informações precisas para otimizar a produção e mitigar riscos”, destaca o prefeito, consolidando o município como protagonista em ações voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico regional.
Notícias relacionadas
Região pode registrar chuva forte e queda de granizo nesta sexta-feira
Alerta foi emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul
Com 55 milímetros nos últimos 30 dias, região enfrenta efeitos da falta de chuva
Em Venâncio Aires, por exemplo, aumentou o número de famílias que recebem água potável através de caminhão-pipa
Verão no Rio Grande do Sul: Defesa Civil divulga previsões para a estação
Boletim prevê chuvas irregulares e amplitude térmica bem definida
Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas nos Vales do Taquari e Rio Pardo no último dia do ano
As regiões podem ser atingidas entre 12h e 20h desta terça-feira