A sensação de ar abafado deve ser condição predominante até os últimos dias de 2016
Um ar tropical quente, úmido e instável começou a ingressar no Rio Grande do Sul após o período seco e ameno trazido por uma massa de ar frio de forte intensidade para o mês de dezembro. A manutenção desta massa de ar quente terá como consequência um período favorável à instabilidade que deve marcar o restante deste mês.
Como a temperatura está e seguirá alta, pontos localizados podem ter nuvens carregadas capazes de provocar chuva intensa de curta duração e até temporais isolados de vento forte e granizo. Setores da Serra já tiveram pancadas fortes isoladas neste sábado à tarde. Entre segunda e a terça, áreas de baixa pressão irão aumentar a instabilidade com muitas nuvens e pancadas de chuva nos dois dias no Rio Grande do Sul, em alguns pontos de forte intensidade e com risco de vendavais e granizo em pontos isolados.
Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que entre quarta-feira e a véspera de Natal, apesar de períodos com sol e calor, a atmosfera seguiria com altos índices de instabilidade com frequentes pancadas de chuva e temporais isolados no território gaúcho. Projeções numéricas de até 15 dias indicam que, na última semana do ano, esse padrão atmosférico de tempo quente e úmido persistiria no Rio Grande do Sul, o que manteria a alta frequência de pancadas de chuva com temporais de verão no Estado.
Esse padrão de maior instabilidade, que pode durar até o fim do ano, não significa tempo fechado e chuvoso o tempo todo. Haverá alguns dias com nebulosidade abundante e chuva mais persistente em algumas cidades, mas a regra será sol e calor com pancadas de chuva, especialmente em horas da tarde e noite, quando o maior aquecimento diurno favorece a formação de nuvensque trazem precipitação e tempestades localizadas. Já o calor e o abafamento devem ser a condição predominante até o fim do ano sem previsão de um novo pulso de ar frio, como o da última semana, afinal é verão.
Notícias relacionadas
Em alusão ao Dia da Árvore, Meio Ambiente realiza projeto Venâncio Mais Verde
Ação ocorre na próxima semana e terá plantio de quaresmeiras na área do Calçadão
Escola Felippe Jacobs realiza Brechó Solidário neste sábado
O evento será realizado na sede do educandário, no Bairro Aliança, em Santa Cruz
Brasil teve 11,39 milhões de hectares atingidos pelo fogo este ano
5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano
Mais de mil denúncias sobre propaganda eleitoral irregular são recebidas por dia
Relatos podem ser autuados na classe Notícia de Irregularidade de Propaganda Eleitoral (Nipe), a critério da autoridade judicial