Projeto é voltado para crianças, adolescentes, gestantes e puérperas
O Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, desenvolve há quase 20 anos o Programa de Promoção da Saúde da Criança, Adolescente, Gestante e Puérpera, conhecido como Projeto Viva Bem, no Bairro Progresso. A iniciativa, por meio do setor de Projetos Sociais do Hospital Ana Nery, busca promover a saúde e qualidade de vida das famílias atendidas, levando cuidados e informações essenciais à população.
Custeado por meio da doação do Imposto de Renda junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), o programa atende famílias em situação de vulnerabilidade. O trabalho é realizado através de visitas domiciliares, oficinas socioeducativas dentro da comunidade e parcerias com as escolas do bairro.
Conforme explica a técnica de enfermagem do setor de Projetos Sociais do Hospital Ana Nery, Juçara Pereira, a equipe é composta por profissionais de diversas áreas, como enfermagem, psicologia, nutrição, odontologia e serviço social. “Nosso trabalho é preventivo. A gente leva informação”, destaca.
Segundo Juçara, entre os temas trabalhados com as famílias estão a importância do calendário vacinal em dia, cuidados pré-natais, prevenção da gravidez na adolescência, saúde bucal, combate às drogas, sexualidade e alimentação saudável. Além disso, a cada quinze dias o Consultório Móvel do hospital é levado ao bairro para consultas e avaliações à comunidade.
A profissional ressalta que por se tratar de um projeto social, o programa não realiza procedimentos médicos, mas sim encaminha os casos à rede pública de saúde. Em parceria com outras entidades, a iniciativa também busca estimular novas oportunidades para a comunidade, como horta comunitária e sessões de contação de histórias para as crianças. Outra parceria importante é a doação de alimentos, que viabiliza a montagem de cestas básicas para as famílias.
Juçara destaca ainda a importância do acompanhamento psicológico, dado o aumento de transtornos mentais entre crianças e adolescentes atendidos. De acordo com ela, essas situações acontecem muitas vezes decorrentes de vulnerabilidades sociais.
As visitas domiciliares ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, com frequência que varia entre semanal, mensal ou trimestral, dependendo das necessidades de cada família. “Nós, como projeto social no bairro, vimos o impacto positivo na comunidade. Houve uma mudança muito grande”, conclui Juçara.
Notícias relacionadas
Empresa santa-cruzense Discovery Bowl conquista mercado asiático de boliche
Os serviços do empreendimento já estão presentes em todos os continentes
Quais recursos nas apostas online ajudam em bancas menores?
Quem aposta com valores baixos precisa ter uma boa gestão de banca. Esse conceito envolve controlar a quantia que disponível
Fim de ano é momento de reflexão, planejamento e resoluções para um novo ciclo
Psicóloga do Hospital Ana Nery, Tauane Schroeder afirma que é comum que a população trace objetivos que quer conquistar no próximo período
Senac Santa Cruz do Sul promove oficinas culinárias para o Natal
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Santa Cruz do Sul ou comparecer na escola, na Rua Venâncio Aires, 300