Ele foi o terceiro entrevistado pela Arauto 90,5; ele tem Élida Klamt como candidata a vice-prefeita
Giovane Wickert (PSB) foi o terceiro candidato a conceder entrevista para a Arauto 90,5 e apresentar suas propostas para Venâncio Aires. Ele esteve no Estúdio Chimarrão na manhã desta quarta-feira (18). A ordem das apresentações foi definida através de sorteio, realizado em agosto com os representantes de cada partido.
Wickert tem como candidata a vice-prefeita a professora Élida Klamt (PSDB), e juntos eles lideram a coligação Unidos por um futuro melhor. Natural de Venâncio Aires, iniciou a trajetória política como assessor parlamentar na Câmara de Vereadores do município, depois foi assessor de deputado estadual e de deputado federal. Além disso, foi vice-prefeito e prefeito da Capital do Chimarrão. Para Wickert, retornar ao Executivo tem como objetivo voltar a fazer mais pelo município. “Precisamos mudar e mudar para melhor”, enfatiza.
Ao falar de economia e geração de empregos, o candidato salientou a posição estratégica que Venâncio Aires possui, uma vez que se encontra entre os Vales do Taquari e Rio Pardo. Para ele, a localização permite que a cidade seja um elo de ligação entre toda a região. “Temos, sim, uma posição estratégica, ainda mais pela RSC-287 e a 453, sem esquecer a 244 que teve as obras retomadas e podem alavancar a economia e fazer uma ligação regional para escoamento da produção”, analisa. “Temos que reconhecer isso, sem comparação com outros municípios. Para melhorarmos temos que ter um reposicionamento, ter uma administração pensando no empreendedorismo, investimento no Distrito Industrial, no CVT, na tecnologia e inovação. Com isso, pode ter certeza que Venâncio crescerá muito mais.”
Para Wickert, ao analisar os problemas enfrentados pela Capital do Chimarrão na enchente do mês de maio, algumas lições podem ser adotadas e implementadas pelo Executivo. Entre elas, a liderança e a iniciativa para ações de enfrentamento e mitigação de problemas. “O que a Defesa Civil tem de estrutura hoje, foi o que buscamos na minha gestão”, afirma. De acordo com o candidato, após não houveram investimentos expressivos para equipar e auxiliar a Defesa Civil municipal. “É necessário equipamentos, estrutura, material para assistir as pessoas, recursos para desassorear o Arroio Castelhano, o Rio Taquari e as gelarias da RSC-453. Também, trabalhar de forma conjunta com o Governo do Estado para abrir mais galerias, e assim minimizar os impactos”, reforça.
Com relação a agricultura, o candidato do PSB elencou quatro pilares que são fundamentais para garantir o bem-estar dos produtores e a permanência do jovem no campo: estradas, energia, água e telefonia. Porém, segundo ele, atualmente Venâncio Aires não conta com o básico, que seriam as estradas em condições mínimas de trafegabilidade. Ainda, conforme Wickert, os produtores estão desassistidos. “É um momento de reconstrução”, pondera. Entre as propostas do seu plano de governo, ele elencou a criação de um fundo garantir e mais investimentos no Promagro. “Para que haja um giro econômico, seja para botar energia trifásica, para fazer investimentos na área da irrigação contra a seca.”
Além disso, de acordo com o candidato, é preciso retomar programas de incentivo com apoio da Emater, da Cooperativa dos Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova) e outras entidades rurais. Wickert salienta que também é importante voltar a debater de forma mais incisiva a defesa do produtor de tabaco. “É preciso participar de eventos, ações e mostrar a importância deste setor, da economia do tabaco. Quero voltar a ser prefeito para fazer um trabalho de diversificação, de infraestrutura, de defesa do tabaco, também investir mais no vale-feira, que ajuda agroindústrias e cooperativas”, frisa.
Outra meta, caso eleito, é investir fortemente nas pavimentações, tanto na área urbana quanto no interior de Venâncio Aires. Para o candidato do PSB, as pavimentações trazem mais dignidade e bem-estar para a comunidade. Durante a entrevista, ele destacou projetos realizados durante sua gestão – 2017 a 2020. O objetivo, segundo ele, é dar sequência as obras, ao trabalho de recuperação de estradas e iniciar novos projetos, entre eles o recapeamento da VRS-816, o asfalto que liga Vila Palanque a Linha Herval, e ainda a pavimentação no corredor que liga a RSC-453 ao Grão-Pará.
“Concorro a prefeito ao lado da professora Élida, que tem uma grande caminhada na área da educação. Que você [eleitor] analise o currículo dos candidatos, a experiência e a formação de cada um para ver quem está mais preparado. Eu e a professora Élida trabalhamos no Governo do Estado, temos contato direto com o governador e com os secretários, é muito mais fácil. Nós queremos e vamos fazer com que o município cresça”, destaca.
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas
Urnas de Candelária e Pantano Grande passam por teste de integridade
Ainda, no teste de autenticidade do Tribunal Regional Eleitoral, Pantano Grande, da Zona 019 tem um urna selecionada, na seção 024.
Coligação desmente acusação de corrupção em Gramado Xavier
Coligação “Gramado Xavier Merece Mais” se defende da acusação e alega ser mentira
Justiça Eleitoral mantém candidatura de Joni, em Rio Pardo
Sentença assinada pela juíza Magali Wickert de Oliveira destaca que o registro já havia transitado em julgado
Em Gramado Xavier, suspeita de corrupção eleitoral é investigada
A denúncia aponta que uma candidata a vereadora teria recebido proposta financeira de representante da coligação concorrente para renunciar candidatura