Objetivo é fortalecer a legislação visando a proteção das mulheres e de seus direitos
Seguindo o que já ocorreu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o Legislativo de Venâncio Aires busca implementar a Procuradoria Especial da Mulher. A proposta foi protocolada pela parlamentar Luciana Scheibler (PDT).
Conforme o documento, o objetivo é fortalecer a legislação visando a proteção das mulheres e de seus direitos, especialmente no que tange a violência e a discriminação. A Procuradoria Especial da Mulher vai atuar de forma cooperada com órgãos estaduais e federais.
Ainda de acordo com as definições apresentadas no projeto de Luciana, a Procuradoria será formada, preferencialmente, por vereadoras que contarão com o suporte técnico da Câmara de Vereadores. Um procurador será designado pela Mesa Diretora para realizar o trabalho à frente do órgão. Além disso, o mandato do profissional deverá acompanhar a periodicidade da eleição da Mesa Diretora.
Entre as ações que deverão ser desempenhadas pela Procuradoria Especial da mulher estão, estimular o empoderamento da mulher por meio de campanhas; incentivar a participação dos parlamentares em suas ações e participações nos trabalhos legislativos; sugerir, fiscalizar e acompanhar a execução de programas governamentais que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias, que assegurem direitos às mulheres no município; e promover políticas públicas municipais, audiências públicas, pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como sobre a participação política da mulher.
“A criação da Procuradoria da Mulher em Venâncio Aires visa garantir uma representatividade mais ampla das mulheres na política, combatendo diversas formas de violência de gênero e assegurando seus direitos por meio de fiscalização, incentivo e implementação de dispositivos que promovam o empoderamento feminino, visando um desenvolvimento mais justo e equitativo contra a desigualdade de gênero”, destaca um trecho da justificativa da proposta apresentada.
A proposição está em tramitação na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. A previsão é que seja votada na sessão ordinária do dia 24 de março.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão