Secretário Maiquel Aretz fez um balanço das ações do ano na Capital das Gincanas e ressaltou diversas pavimentações executadas e em andamento
Apesar de ser um ano atípico por conta do clima, considerando os tantos prejuízos ocasionados pela enchente de maio e que mobilizaram desde então a Secretaria de Obras, o titular da pasta em Vera Cruz, Maiquel Aretz, foi entrevistado no programa Direto ao Ponto, da Arauto News, para fazer um balanço das ações do ano, repleto de atividades. Considerou a principal obra da gestão – retomada no mês de novembro quando acalmou o serviço de recuperação de estradas pós-enchente – a sonhada barragem, mas também ressaltou os tantos trabalhos de pavimentação, na área urbana e rural, que têm sido feitos na Capital das Gincanas.
Exemplo disso foi o projeto de pavimentação de 100% da zona urbana, sendo 28 já concluídas do total de 86, outras três com a preparação pronta para receber os bloquetes. Aretz explica que o Município faz a preparação da base e a empresa executa a pavimentação, o que gera economia no serviço. Este é o Pavimenta Vera Cruz, considerado pela Administração Municipal como o maior investimento em infraestrutura realizado na história do município de Vera Cruz, e foi iniciado em janeiro.
Mas além da zona urbana, ao longo do ano tiveram andamento diversas frentes de trabalho de pavimentação – asfáltica e por bloquete – na zona rural também, fruto de muitas emendas parlamentares conquistadas. A sonhada obra de pavimentação de Linha Henrique D’Ávila avança. São três quilômetros já pavimentados e o segundo trecho está em andamento, que vai até a Igreja São José. Outros dois trechos após a Igreja São José também foram licitados para que a obra tenha seguimento, e se trabalha para que um terceiro trecho após a Igreja São José ainda seja licitado, com recurso assegurado de R$ 400 mil em emenda para adicionar cerca de 700 a 800 metros de pavimentação.
Com isso, a obra que inicialmente estava prevista em 3,2 quilômetros de extensão no trecho I, outros 2 quilômetros no trecho II, ao invés de 5,2 quilômetros deve terminar em 6 quilômetros. “A gente ouve muito: acabou a poeira. Mas dependemos muito da captação de recursos para avançar ainda mais a obra”, frisou. Além de Linha Henrique D’Ávila, citou os avanços em pavimentação em Entre Rios e Linha Andréas.
Ano de reconstruções
Maiquel Aretz, ao refletir sobre o ano que está prestes a encerrar, reconhece o quanto foi desafiador para sua pasta, por conta da enchente que afetou as estradas, interditou acessos, destruiu pontes, moradias, e tudo isso exigiu resposta rápida. Destacou a união de esforços de empresas, comunidade e voluntários ao Poder Público, que em mutirão liberaram a ERS-409, entre Vera Cruz e Santa Cruz, e logo mais na ERS-412, para que o Município não ficasse ilhado e tivesse opções de fluxo. Ainda, contribuiu com as Prefeituras de Herveiras e Vale do Sol na desobstrução da RSC-153 e na articulação da liberação da RSC-287, sob responsabilidade da Rota de Santa Maria.
Desafios para o futuro próximo são diversos, apontou Maiquel. O próprio trânsito de Vera Cruz, que já sofreu alterações e exige aperfeiçoamento constante para desafogar o fluxo nos acessos principais nos horários de pico são considerados e estudados pelo Departamento de Trânsito, exemplificou.
E para 2025, a conclusão da obra que é a menina dos olhos, a barragem de Dona Josefa, que terá área de alague de 16 hectares, e a água dessa estrutura vai desaguar no Arroio Andréas, reduzindo o custo da captação, e vai garantir o abastecimento por 60 dias em caso de seca. A Secretaria de Obras se dedica à construção e elevação da taipa de contenção da barragem neste momento e a previsão da Administração Municipal é concluir a obra no verão.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores