Alunos de escolas do interior de Vera Cruz tiveram a oportunidade de saber o que é preciso fazer para garantir uma alimentação livre de agrotóxicos
Na manhã e na tarde desta quinta-feira, (17), 272 alunos de 15 escolas do meio rural de Vera Cruz participaram de um dia de campo, na localidade de Linha Dona Josefa. Com o tema "Produzindo Vida Saudável”, a ação buscou mostrar para os estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, como manter uma alimentação saudável, em que os alimentos são livres de agrotóxicos. No dia de campo, os estudantes aprenderam que o cuidado vem desde a produção do alimento e de todo o processo que acompanha até o seu desenvolvimento.
Para ilustrar de forma dinâmica, os alunos tiveram palestras sobre as seis estações que seriam visitadas nas propriedades de Sérgio Frantz e João Rodrigues, dois produtores referência no município e que oferecem alimentos para a merenda escolar, porém, devido à chuva, o passeio foi cancelado. Durante a conversa com os alunos, cada responsável explanou sobre sua estação, entre elas: Alimentação Saudável, Compostagem, Produção de hortaliças orgânicas em sistema protegido, Reflorestamento e Agro floresta, Biofertilizantes e Produção Orgânica e Coleta Seletiva no campo – Destino correto do lixo e reciclagem.
O objetivo do dia de campo é que os alunos saibam a origem dos alimentos, os cuidados com a produção, como é feita a adubação para que sejam produzidos alimentos saudáveis. "Eles podem levar dicas do que fazer e como fazer na horta, pois muitos têm em casa. Ações como essa ajudam no fortalecimento da permanência do campo, pois eles vêm que é possível ter renda através da produção, seja de hortaliças, morangos e frutíferas", analisa a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), Edla Bartz.
O dia de campo é uma promoção das Secretarias Municipais de Educação, de Desenvolvimento Rural e de Saúde, com apoio do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), Emater-RS/ Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec) e Centro de Apoio ao Pequeno Produtor (CAPA).
Notícias relacionadas
ARAUTO REPÓRTER UNISC 12 de Setembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Pesquisador da área ambiental fala sobre as queimadas e os impactos no Vale do Rio Pardo. ➡️ Curso de Enfermagem da UNISC reinaugura laboratório. ➡️ Colocação de vigas longarinas marcam avanço nas…
Em alusão ao Dia da Árvore, Meio Ambiente realiza projeto Venâncio Mais Verde
Ação ocorre na próxima semana e terá plantio de quaresmeiras na área do Calçadão
Escola Felippe Jacobs realiza Brechó Solidário neste sábado
O evento será realizado na sede do educandário, no Bairro Aliança, em Santa Cruz
Brasil teve 11,39 milhões de hectares atingidos pelo fogo este ano
5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano