Iniciativa busca atender demandas dos agricultores locais
Nesta terça-feira (18), ocorre a entrega oficial do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras para o ciclo 2024/2025 em Venâncio Aires. O ato será realizado no Sindicato Rural, a partir das 9h30min, e contará com autoridades municipais, estaduais, agricultores e familiares.
O município é pioneiro na entrega das sementes forrageiras do Estado do Rio Grande do Sul, na qual beneficia 53 produtores com valor total disponibilizado de R$ 82.821,60. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim, o programa deve garantir uma nova possibilidade de produtividade no campo. “O programa vai possibilitar a introduzir um novo potencial produtivo no nosso município. Além disso, é um esforço para fortalecer a produção rural e incentivar a diversificação no setor agrícola”, destaca.
A iniciativa, lançada pelo governo do Estado, com a Emater/RS e Embrapa, é uma ação do Programa Leite Gaúcho e Pecuária Familiar, e busca atender às demandas dos agricultores locais. Com o objetivo de incentivar a aquisição de insumos essenciais para a produção rural.
O programa permite o financiamento de sementes de espécies forrageiras, de inverno, principalmente trigo e triticale, no valor de R$ 2 mil por CPF de produtor. Além disso, garante bônus adimplência de 50%. As espécies a serem utilizadas, de forma inovadora na diversificação, consistem na formação de pastagens e produção de silagem para destinação à alimentação dos rebanhos de leite e corte nas unidades de produção da agricultura familiar.
No município o programa foi realizado em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Sindicato Rural, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Notícias relacionadas

Soja tem 80% das lavouras colhidas no Rio Grande do Sul
A colheita é favorecida por condições climáticas estáveis, com predomínio de dias ensolarados e de tempo seco

Vassoura-de-bruxa: entenda como uma praga na agricultura levou o Amapá a pedir ajuda nacional
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional está atuando para apoiar os produtores rurais afetados

Classificação nas propriedades coloca Sistema Integrado em risco
Projetos de lei sobre a classificação do tabaco nas propriedades dos produtores no Paraná e em Santa Catarina reacendem discussões sobre os impactos à cadeia produtiva

Governo federal reconhece estado de emergência em Candelária devido à estiagem
Decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União