Agora, para entrar em vigor, a proposta precisa passar também pelo segundo turno
Uma das iniciativas que mais rendeu debates e polêmicas nos últimos meses, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, teve um avanço na sessão desta segunda-feira (17). Foi aprovada, em primeiro turno, a proposta de emenda à Lei Orgânica que altera o índice que limita o número de servidores no Executivo. Eduardo Wartchow (Novo) votou contra e os demais a favor. Agora, para entrar em vigor, a proposta precisa passar também pelo segundo turno.
Até então, o teto era definido pelo número de eleitores. Dessa forma, a Prefeitura poderia manter vínculo com o correspondente a 3,5% da quantidade de pessoas que têm o título de eleitor cadastrado no município. Agora, caso a alteração avance, o cálculo será feito com o total de habitantes. Como há mais moradores do que eleitores, a mudança possibilitaria novas contratações.
O entendimento, tanto de políticos de situação quanto de oposição, era sobre a necessidade de alteração. Contudo, havia divergência sobre como processo deveria ser conduzido. Alguns defendiam a permanência do número de eleitores como parâmetro e crescimento do índice. Outros preferiam o que foi aprovado nesta segunda.
Nas semanas anteriores, os vereadores destacavam que a abertura de novos serviços e as inaugurações de obras nas áreas da saúde e educação dependiam da mudança na Lei Orgânica. A convocação de aprovados em concurso prestes a vencer, que foi tema de manifestação no Plenário Nilton Garibaldi, inclusive enfrentava dificuldades por conta desse limitador.
Emenda rejeitada
Alberto Heck (PT) havia apresentado uma emenda aditiva prevendo que o número de servidores municipais de cargos em comissão não poderia exceder a 0,11% do número de habitantes, como uma espécie de barreira para evitar excessos. Contudo, a sugestão foi rejeitada por 15 dos 17 vereadores.
Notícias relacionadas

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça
Agentes socioeducativos também estão previstos no projeto de lei

Câmara de Vereadores aprova 11 projetos na sessão ordinária
Reunião foi conduzida pelo vice-presidente Serginho Moraes (PL), em substituição à presidente Nicole Weber, que está em Brasília

Após episódio de violência, vereador propõe projeto de apoio a clínicas de recuperação
Parlamentar destacou que uma mulher foi morta na sexta-feira e que o principal suspeito estaria sob efeito de drogas no momento do crime

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços