Equipe santa-cruzense vence o tradicional time paulista pela primeira vez no NBB
Em mais uma noite mágica de basquete no Arnão, o Ceisc União Corinthians venceu pela 16ª vez no Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025. E de quebra rompeu o tabu de ainda não ter vencido o tradicional Paulistano desde o retorno à elite: 83×78 (20×16;20×27;23×18;20×17). Com o resultado a equipe santa-cruzense segue com a quinta melhor campanha da competição. O próximo compromisso é contra o líder Minas, no sábado, 28 de março, em Belo Horizonte.
Machuca, Jon, Lanaras, Duane e Barber começaram formando o quinteto inicial. O duelo teve um minuto de silêncio antes da bola subir em homenagem a Artur “Polenta”, ex-jogador e treinador do time de Avaré. Em quadra, Duane foi o cestinha com 19 pontos. Destaque também para Machuca, que fez 16 pontos e deu sete assistências. Pelo adversário o melhor foi Brunão, com 21 pontos e dez rebotes.
A partida começou com Duane dominando a pontuação para o Ceisc União Corinthians. Em um início marcado por muita intensidade e erros nos arremessos de ambos os lados, The Rock foi quem marcou os sete primeiros pontos da equipe santa-cruzense, que com quatro jogados vencia por 7×4. A partir daí, o pivô Dikembe apareceu e com um domínio dos dois garrafões foi fundamental para manter o UniCo na frente. Com o pivô passando a ser mais marcado, o Ceisc União Corinthians passou a arriscar do perímetro e sem sucesso viu o Paulistano empatar quando faltava 1’35. Mas no fim, uma boa sequência de pontos de Veríssimo fez a diferença: 20×16.
No segundo quarto o Ceisc União Corinthians seguiu mantendo o bom jogo coletivo. Uma cravada de Jon, seguida de uma enterrada de Dikembe e de um toco na defesa de Pedro Nunes levantaram o torcedor. Assim, os primeiros três minutos foram do UniCo. Na sequência, o Paulistano voltou a colocar muita intensidade em quadra e com maior índice de acerto no ataque encostou no placar quando faltavam pouco mais de três minutos para acabar o quarto. Mas quando os paulistas tentavam a virada, o time de Santa Cruz do Sul retomava a força defensiva e seguiu na frente, em um duelo equilibradíssimo. Porém, nos segundos finais, uma sequência de ataques fez o time visitante conseguir o que queria: 40×43.
Na volta do intervalo a partida seguiu lá e cá. Muito marcado, o UniCo arriscava do perímetro, mas a bola demorou a cair. Já o Paulistano fazia bom jogo no poste baixo e assim abriu sete de frente com cinco jogados. Aos poucos, o Ceisc União Corinthians voltou a fazer seu jogo no garrafão, mas encontrava um adversário pegando mais rebotes, o que dificultava a reação. O time paulista passou a abusar das faltas a partir dos sete minutos, jogando o UniCo para a linha do lance livre. Nesse momento, a torcida voltou a jogar junto, e com 1’40 restando no cronômetro o Paulistano tinha apenas um de frente. E numa bela cesta de três de Machuca a virada veio aos 50 segundos, incendiando o Arnão. Ao fim do quarto: 63×61.
O último período começou equilibrado, na tônica do que era o jogo. Duane voltou a aparecer bem no ataque e a bola do perímetro passou a cair. Assim, faltando 6’49, o técnico do Paulistano pediu tempo após o Ceisc União Corinthians abrir quatro de frente. E com Machuca e Duane on fire, o UniCo seguiu castigando os visitantes, abrindo 10 de frente faltando 4’44. A equipe de Santa Cruz do Sul seguiu marcando bem e evitando a pontuação do adversário, que passou a dobrar a marcação no atleta com a bola. Mas a pressão que funcionou foi a que veio das arquibancadas e com ela o Ceisc União Corinthians venceu mais uma: 83×78.
Notícias relacionadas

Escola de Judô Roger Boeira representa Vera Cruz na Super Copa Santa Cruz do Sul
Evento promovido pela Federação Gaúcha de Judô reuniu mais de 800 competidores de diversos municípios do Estado

Judô Ajusc Unisc conquista 5ª colocação entre 47 entidades na Super Copa Santa Cruz
Evento promovido pela Federação Gaúcha de Judô reuniu quase 900 competidores de diversos municípios do Estado

Galo perde para o Inter de Santa Maria em jogo-treino nos Plátanos
Amistoso serviu de preparação para a Divisão de Acesso 2025; no próximo sábado, equipes duelam novamente

Com três assistências de Alan Patrick, Inter vira e vence o Juventude
Gols foram marcados por Victor Gabriel duas vezes e Borré; Batalla fez para os visitantes