Manifestação reúne diversos representantes do setor rural, em Passo do Sobrado
Agricultores e representantes de entidades rurais estão reunidos em Passo do Sobrado, nesta segunda-feira (17), para protestar contra as dificuldades enfrentadas pelo setor. O ato busca chamar a atenção para os desafios enfrentados, como as mudanças no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), os prejuízos acumulados devido às estimativas dos últimos anos e a crescente desvalorização da agricultura familiar.
A mobilização, que inclui uma caminhada e a entrega de uma pauta de reivindicações no Banco do Brasil, coincide com a reunião entre representantes dos governos estaduais e federais, entidades públicas, cooperativas e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), em Porto Alegre.
Em entrevista à Arauto News, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo do Sobrado, Andréia Gabe, explicou que os agricultores estão exigindo condições para pagar suas dívidas, pois a situação é crítica após quatro anos de intempéries, incluindo estiagens e chuvas excessivas, que prejudicaram significativamente a produção de soja e grãos na região. “Nós estamos pedindo aqui condições para pagar, para poder produzir e colher com nossos agricultores”, frisou.
O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Drescher, destacou a importância da união dos produtores e da busca por apoio governamental para superar os desafios climáticos. “O agricultor, por si só, sabe trabalhar, sabe dar de si tudo o que pode, mas, em muitos momentos, chega ao limite”, afirmou.
Notícias relacionadas

Afubra divulga horários e valores de ônibus para a Expoagro; confira
O transporte é tradicional e facilita o deslocamento de visitantes da cidade e do interior até o parque de exposições

Ato oficial marca entrega do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras em Venâncio Aires
Município é o primeiro do Rio Grande do Sul a realizar o repasse aos produtores

Estado homologa situação de emergência devido à estiagem em Pantano Grande
Município agora aguarda homologação federal para ter acesso a recursos

Conab prorroga prazo para inscrições de projetos do Programa de Aquisição de Alimentos
Organizações da agricultura familiar podem enviar proposta até 31 de março