Objetivo é dialogar com as forças de segurança para a aplicação justa da legislação ambiental
Questões ambientais, a regulamentação do funcionamento dos terreiros e o combate à intolerância religiosa estão entre as prioridades do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Santa Cruz do Sul. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, os representantes Leandro Liban e Moa Fanfa destacaram os principais objetivos e preocupações do órgão.
Uma das preocupações levantadas foi sobre a fiscalização de ruídos em terreiros. Segundo Moa Fanfa, se houver uma queixa contra um tambor, a medição precisa seguir o protocolo correto, com a devida autorização e dentro das condições previstas em lei. Para discutir a forma de como são feitas as medições, o conselho está em diálogo com as instituições de segurança, buscando a aplicação justa da legislação ambiental.
Outro ponto destacado foi a necessidade da criação de um alvará específico para terreiros. Moa Fanfa ressaltou que essa medida já tem jurisprudência, mas que cada município interpreta de forma diferente. Além disso, pedem a alteração da legislação municipal para tornar o conselho um órgão realmente deliberativo, permitindo maior autonomia nas decisões. Segundo o representante, o prefeito Sérgio Moraes já sinalizou abertura para discutir essa mudança.
O Conselho também solicitou a implantação de uma Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnica e Racial, voltada para tratar questões de racismo e intolerância religiosa. Além disso, defendem a efetiva aplicação de uma lei nas escolas, com o objetivo de fortalecer a educação sobre diversidade cultural e religiosa. Ainda, está entre as metas instituir o mês de janeiro como o Mês de Combate à Intolerância Religiosa no município.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Venâncio Aires apresenta demandas não contempladas no projeto da concessão da RSC-453; confira
Na próxima quarta-feira, está agendada uma audiência pública na Câmara de Vereadores

Rio Pardo abre processo seletivo para motorista de veículo pesado e operador de máquina
As inscrições iniciam na segunda-feira

Governo federal anuncia entrega de novas ambulâncias para municípios da região
Na região, quatro cidades serão contempladas; confira quais

Santa Cruz é quinto município com mais casos de dengue no estado
Bairros com maior número de confirmações são Centro, Arroio Grande, Dona Carlota, Faxinal e Santa Vitória