Equipamento está sendo instalado na região central do município
Um projeto-piloto da startup Organiza Cabos começou a ser implementado em Venâncio Aires, nesta segunda-feira (16). Idealizado pelo empresário Junior Bohn, que também é proprietário da FBNet, e pelos sócios, o equipamento tem como principal objetivo a organização de cabos de internet, telefonia e energia que estão nos postes.
Além de deixar visualmente mais limpo e atrativo, o Sistema Suspenso de Organização de Fibras (SOF), como foi patenteado, permite que o trabalho das equipes seja feito de forma mais rápida e efetiva, uma vez que será possível identificar os cabos de cada provedor.
Nesta segunda, profissionais estão instalando o organizador na região central de Venâncio Aires, na Rua Osvaldo Aranha, nos trechos entre a Jacob Becker e a General Osório.
Conforme Junior Bohn, o planejamento do SOF teve início no ano passado com o apoio dos sócios Cassiano Nunes e Fernando Crossetti. “É um problema latente em todo o Brasil e até mesmo fora do país. Acaba tendo muito cabo no poste e se cria aquela situação visual que fica feia e causa transtorno para população. Diante disso, buscávamos uma solução, porque sabíamos que deveria ter uma”, reforça.
Bohn explica que o primeiro protótipo ficou pronto entre setembro e outubro do ano passado, e um teste foi realizado na cidade de Lajeado. No entanto, o SOF precisou passar por reformulações para atender normas e garantir a segurança. Assim, chegou ao formato que está hoje.
O empresário salienta que o Sistema Suspenso de Organização de Fibras, além de organizar os casos, também tem o intuito de fornecer uma alternativa com investimento baixo.
Como funciona?
A Organiza Cabos instala dois cabos-guias entre os pontes. Dentro deles são colocados os demais componentes do SOF, com uma distância de 30 centímetros entre cada um. Dentro dessa estrutura vão os cabos de internet e telefonia.
Em cada cabos-guias serão colocados até 15 cabos, conforme Junior Bohn explica. Além disso, ele destaca que mesmo com vento forte, não há risco dos itens caírem no chão, como acontece hoje.
Em Venâncio Aires, a instalação do equipamento, que deve seguir ao longo desta segunda-feira, conta com autorização da RGE, das empresas de telefonia e demais empreendimentos de internet. Além disso, tem apoio da Administração Municipal.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores