Estudantes receberam um prêmio-destaque na categoria Ensino Fundamental - 6° e 7° anos, em projeto sobre reciclagem de resíduos têxteis
“Consumo consciente aplicado a resíduos têxteis” é o projeto de iniciação científica das estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Instituto Sinodal Imigrante, de Vera Cruz, Amanda Helena Konzen, Amanda Nicole Kretzmann, Fernanda Maiara Vieira, Isabeli Eduarda Theisen e Luísa Wagner Ruhoff, premiado na Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A cerimônia de premiação ocorreu na manhã de sexta-feira (13), no Anfiteatro do bloco 18, do campus Sede, com a presença dos laureados, autoridades convidadas, alunos e professores de escolas da Educação Básica e comunidade em geral. Foram 21 prêmios-destaque e sete menções honrosas, distribuídos em sete categorias. A Feira de Ciências recebeu 177 propostas de trabalhos de escolas da educação básica das regiões do Vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e Litoral, das quais 103 foram apresentadas no evento realizado no dia 24 de outubro.
As estudantes do IMI receberam um prêmio-destaque na categoria Ensino Fundamental – 6° e 7° anos. O projeto, com a orientação da professora Sicléia Maus, apresenta benefícios que o consumo consciente traz para o planeta aplicado a resíduos têxteis, a partir de práticas de reciclagem inseridas na rotina diária de casa ou na comunidade. Aprofundando os conhecimentos sobre sustentabilidade, as estudantes decidiram aplicar a técnica chamada de upcycling, que permite reutilizar peças para produzir novos objetos. O objetivo é diminuir o descarte na indústria da moda. Dessa forma, as jovens fizeram bolsas, saias e luvas a partir de calças jeans que seriam descartadas. Também foram produzidas ecobags a partir de roupas usadas. Tudo foi produzido na casa de uma das integrantes do grupo e os resultados indicam que é possível reutilizar e reduzir os impactos para o meio ambiente, bem como trazer benefícios sociais e econômicos para a sociedade.
A temática da sustentabilidade, aliás, foi aplicada às atividades pedagógicas do IMI ao longo deste ano letivo, em diversas ações e nos projetos de iniciação científica apresentados à comunidade durante a Mostra do Conhecimento da instituição no último dia 23 de novembro. A diretora do IMI, Danieli Eichwald, parabeniza as estudantes premiadas e a todos os alunos que desenvolveram seus projetos, destacando a autonomia para pesquisa, a escolha das propostas e elaboração dos problemas de pesquisa em busca de soluções para questões que envolvem a comunidade em que estão inseridos.
De forma específica, a premiação reconhece a qualidade dos trabalhos realizados e a importância do tema para a sociedade. “Parabenizo, com muito orgulho, as alunas que se destacaram no projeto de iniciação científica na Feira de Ciências da Unisc. O trabalho de vocês é um exemplo de como a pesquisa, aliada a um olhar atento para as necessidades da nossa comunidade, pode gerar impacto positivo e soluções sustentáveis. O conhecimento científico é uma ferramenta transformadora, capaz de construir um futuro mais consciente e responsável para todos“, destacou a diretora do IMI. Para além do mérito, o desejo de continuar a pesquisa atesta o sucesso na construção do conhecimento e na formação de cidadãos ativos e participativos na comunidade.
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