Acondicionados em caixas, os gêneros serão destinados a entidades como a Aapecan e Aesca, além das cozinhas comunitárias
Os shows nacionais do primeiro final de semana da 39ª Oktoberfest garantiram a arrecadação de 1.858 kg de gêneros alimentícios não perecíveis ao Banco de Alimentos de Santa Cruz do Sul. Na tarde desta quarta-feira (16), o setor da Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou o período de doações para os beneficiados.
Acondicionados em caixas, os alimentos serão destinados a entidades como a Aapecan e Aesca, além das cozinhas comunitárias municipais e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
Conforme a coordenadora do Banco de Alimentos, Caroline Santos Pedroso, a destinação está sendo feita mediante contato com as entidades, que informam suas maiores necessidades. Entre os gêneros arrecadados estão arroz, feijão, óleo, leite, farinha de trigo, leite em pó e açúcar.
Caroline salienta que toda a logística da operação da coleta dos alimentos está sendo organizada e executada pela equipe do Banco de Alimentos. O grupo faz a arrecadação e o transporte dos donativos nos dias de show. Posteriormente, ocorre a etapa de triagem, quando são verificadas a data de validade, as condições das embalagens e a sanidade dos produtos. No primeiro final de semana, 57 kg de alimentos foram descartados por razões diversas, como validade vencida e embalagem rasgada.
A arrecadação prosseguirá nos shows nacionais da Festa da Alegria nos dias 18, 19 e 26. Caroline recomenda que ao público preste atenção às condições dos alimentos que serão doados, para que eles possam ser realmente aproveitados pelas entidades. Além disso, ela reforça que itens como leite, lentilha, arroz e macarrão também podem ser doados.
A titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, agradeceu o gesto da Oktoberfest ao direcionar as doações ao Banco de Alimentos. “Esses gêneros atenderão as necessidades das entidades do município e também famílias que necessitam“, explicou.
Conforme Priscila, a equipe de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos, composta por técnicos e nutricionistas qualificados, é a responsável pela separação e os encaminhamentos das doações, cumprindo todo o protocolo de entrada e saída dos gêneros alimentícios recebidos.
Notícias relacionadas
Rádio Revista – Yhevelin Serrano Guerin, Professora, e Sara Ester Paes, Gestora de Inovação e Tecnologia
Iniciativa nos Vales marca a criação de um espaço de memórias sobre as inundações. Memorial das Inundações nos Vales – MIVA é um projeto que está sendo desenvolvido pelo programa Inova RS na Região dos Vales.
Prefeitura recebe projeto de intervenção de baixo custo em áreas destruídas pela enchente
O projeto tem módulos com praças com áreas verdes, pista de caminhada e corrida, playgroud, espaços cobertos com bancos, e quadras esportivas
Última grande chuva de meteoros do ano ocorre na noite desta sexta
Espetáculo poderá ser apreciado sem auxílio de binóculos ou telescópio
Formatura de 300 crianças marca encerramento de mais um ano do AABB Comunidade
Encontros contaram com a prática de atividades esportivas e oficinas de dança, informática, educação socioambiental, horta e outros assuntos