Polícia

Pássaros silvestres e um veado-campeiro são apreendidos em Passo do Sobrado

Publicado em: 16 de agosto de 2024 às 07:26
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Patram/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Animais foram encontrados pelo Grupo de Polícia Militar Ambiental de Rio Pardo, que realizava uma operação no município

    Nesta quinta-feira (15), o 2º Grupo de Polícia Militar Ambiental de Rio Pardo realizou a Operação Força-Verde Patrulhamento Rural em Passo do Sobrado. Durante a ação, além do patrulhamento, os agentes instalaram barreira dinâmica e fizeram a fiscalização de veículos, além da abordagem e identificação de pessoas.

    Foto: Patram/Divulgação

    Conforme a Patram, os agentes receberam denúncia sobre animais silvestre em cativeiro em uma propriedade na localidade de Potreiro Grande, interior do município. No local, os policiais flagraram três gaiolas contendo pássaros silvestres: um exemplar de Trinca-ferro, um Azulão e um cardeal.

    Ainda na mesma propriedade, foi encontrado em uma espécie de gaiola, um filhote de veado-campeiro. A proprietária do imóvel, ao ser questionada, afirmou que não tinha registro dr criados junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

    Leia também

    Foto: Patram/Divulgação

    Em outra residência da localidade de Potreiro Grande, a Patram apreendeu duas gaiolas contendo pássaros silvestres: um exemplar de Trinca-ferro e um azulão. A dona da propriedade também informou que não possuía cadastro junto ao órgão federal.

    De acordo com a Polícia Militar Ambiental, diante da situação, os dois moradores de Passo do Sobrado responderão por crime ambiental. As gaiolas e os pássaros apreendidos foram encaminhados ao órgão ambiental municipal para inspeção e correta destinação. O veado-campeiro foi entregue a um médico veterinário do município, que ficará responsável pelos cuidados.