Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a médica veterinária, Aline Corrêa, falou sobre as medidas de prevenção
A recente detecção de casos de febre aftosa na Europa e de influenza aviária na Argentina gerou preocupação no Brasil, aumentando o alerta sanitário no país. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a médica veterinária e fiscal estadual agropecuária da Inspetoria Veterinária de Santa Cruz do Sul, Aline Corrêa, falou sobre as medidas de prevenção e vigilância adotadas na região.
Aline destacou a importância de notificar imediatamente as autoridades veterinárias sobre suspeitas de doenças semelhantes à febre aftosa. “Se o animal estiver com febre, mancando, babando ou com bolhas na boca, notifique a inspeção veterinária”, orientou. Ela também enfatizou a relevância de evitar a compra de animais sem Guia de Trânsito Animal (GTA) e o cuidado ao adquirir produtos de origem animal durante viagens internacionais, especialmente para a Europa.
A Inspetoria Veterinária de Santa Cruz do Sul, responsável por seis municípios, realiza visitas regulares às localidades, especialmente àquelas com pequenas propriedades agrícolas e criação de suínos de subsistência. Além das visitas, são realizadas barreiras de trânsito para fiscalizar a movimentação de animais e estudos sorológicos para monitorar a circulação do vírus. A médica veterinária ressaltou que a consciência e a colaboração dos produtores são essenciais na prevenção de doenças.
Conforme Aline, a gripe aviária é mais preocupante do que a febre aftosa, pois é disseminada por aves migratórias. “É difícil controlar. Ao contrário da aftosa, que vem com produto ou com animal via terrestre, a influenza vem voando”, salientou. Por conta disso, o risco de surtos no Rio Grande do Sul é alto, devido aos padrões migratórios semelhantes aos do ano passado.
Notícias relacionadas

Pronto-Atendimeto do Hospital São Sebastião Mártir deve ser ampliado através de parceria entre município e Estado
Investimento está estimado em R$ 1,2 milhão e projeto deve ser formatado nas próximas semanas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 23 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Instituto Crescer Legal celebra uma década de transformação social no meio rural. ➡️ Representantes da AMVARP participam de audiência em Porto Alegre sobre acessos às propriedades na RSC-287. ➡️ Santa Cruz já…

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para seleção de veterinário e agente de combate às endemias
O prazo segue aberto até sexta-feira

Administração de Venâncio Aires lança edital para compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros
Previsão é adquirir um bote inflável com capacidade para seis lugares e um reboque específico para o transporte da embarcação