VERA CRUZ

Secretaria de Desenvolvimento Social divulga cursos para promover a autonomia

Publicado em: 16 de janeiro de 2025 às 13:00 Atualizado em: 17 de janeiro de 2025 às 13:59
AGÊNCIA DO SINE FICA JUNTO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL | ARQUIVO ARAUTO
compartilhe essa matéria

Coordenadora da pasta na Capital das Gincanas explica que há anos há mais vagas no FGTAS/Sine do que procura

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, coordenada por Gabriela Ferreira, tem a agência FGTAS/Sine vinculada à sua pasta e, em entrevista na Arauto News, destacou que há alguns anos a equipe tem observado que há mais vagas de emprego do que a procura, especialmente de pessoas qualificadas nas áreas buscadas pelas empresas.

Por isso, um movimento foi intensificado há um ano e meio, quando o Município participou do RS Qualificação para desenvolver cursos de acordo com a necessidade do mercado de trabalho de Vera Cruz, explicou Gabriela.

GABRIELA FERREIRA COORDENA A PASTA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL | NÍCOLAS DA SILVA/GRUPO ARAUTO

Não queremos manter o assistencialismo. Nosso objetivo é inserir, é dar autonomia. Sabemos que é importante o programa de auxílio, de renda, mas queremos oferecer oportunidades”, frisou. Em 2024 foram desenvolvidos cinco cursos e agora estão abertas as inscrições para outros dois, que iniciam em fevereiro: eletricista predial e logística e gestão de estoque, com 15 vagas em cada, numa parceria com Senai e Senac.

A intenção, reforça Gabriela, é capacitar a mão de obra para oferecer à indústria, ao comércio, assim como possibilidades a quem quer empreender. “Vivemos pandemia, enchente, estiagem, granizo. Tivemos muita oferta de benefícios sociais e agora precisamos fazer o trabalho inverso: tirar dessas pessoas a ideia que precisam desse benefício. Fortalecer a autonomia. E estamos fazendo força-tarefa para atender as empresas, para qualificar mão de obra”, sublinhou a Coordenadora da pasta social.

De olho no Bolsa Família

Também para reduzir a dependência dos programas sociais, Gabriela compartilhou que a equipe está fazendo uma averiguação em todos benefícios sociais como o Bolsa Família, principalmente dos homens entre 18 e 40 anos em idade de trabalho que recebem os R$ 600 do Bolsa. Com visitas domiciliares, cruzando dados, ela acredita que muitas vezes há beneficiários que não buscam um trabalho efetivo com carteira assinada com receito de perder esse valor.

Vagas no SINE de Vera Cruz

Leiturista – Sem experiência, ter moto e CNH A.

Auxiliar de armazém – Sem experiência (vaga temporária).

Ajudante de produção – Sem experiência.

Auxiliar de depósito – Sem experiência, ensino fundamental completo.

Vendedor interno – CNH AB;

Vendedor externo – CNH AB.

Auxiliar de produção externa – Sem experiência, ensino fundamental completo.

Motorista entregador – Com experiência, ensino médio, CNH C D ou E.

Costureira – Experiência em máquina reta, overloque e interlok.

Auxiliar de Produção – Experiência em reparo de motores.

Pedreiro – Sem experiência, vaga permanente.

Auxiliar de Vendas – Sem experiência, ensino fundamental, CNH A B.

Auxiliar de Pizzaiolo – Com experiência, trabalhar à noite.

Temos fichas para: METALÚRGICA MOR, PREMIUM, JTI E BAT