Região

Musa do Sol fica sem representantes de Santa Cruz e Vera Cruz em 2020

Publicado em: 16 de janeiro de 2020 às 13:59 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 22:13
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Odete Jochims/Reprodução
    compartilhe essa matéria

    Novo regulamento prevê pagamento de taxa de inscrição para a participação da candidata

    O Musa do Sol, um dos concursos de beleza mais tradicionais do Estado, não terá representantes de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz em 2020. O principal motivo, de acordo com os organizadores de cada cidade, é o novo regulamento que prevê taxa de inscrição no valor de R$ 1.490,00. Nas edições anteriores, a inscrição era gratuita.

    O cabeleireiro Matheus Araújo, responsável por indicar as candidatas de Santa Cruz do Sul, lamenta o fato da cidade não ter representante. "Mesmo com a inscrição gratuita nos anos anteriores, a candidata já precisava investir um valor elevado com produção, vestido e hotel. E tudo isso, somado à taxa de inscrição, fica alto. Mas é por isso que pela primeira vez, em 30 anos de concurso, Santa Cruz não vai ter candidata no Musa do Sol", afirma.

    Em Vera Cruz, a situação é a mesma. O Município participa do Musa do Sol todos os anos e, pela primeira vez nos últimos 10 anos, a Capital das Gincanas não terá representante. De acordo com Marcelo Henrique Carvalho, secretário de Cultura do município que apoia as candidatas, o valor alto inviabiliza a participação.

    O que diz a organização?

    Em sua 34ª edição, o Musa do Sol é organizado pelo Jornal Folha de Candelária em parceria com a Prefeitura do município. Visando expandir o concurso, em agosto de 2019 o jornal fechou um contrato de 20 anos com a agência de modelos Minimal Models, que já era parceira na escolha desde 2017. Com isso, a partir desse ano, a agência é a responsável pelas seletivas municipais, regionais e inscrições em todo o Estado, enquanto que o Jornal e a Prefeitura seguem na organização das finais.

    O diretor nacional da Minimal, Dominique da Silva, explicou o novo formato do concurso e os fatores que influenciaram para a cobrança no valor da inscrição. "Nessa edição, vamos ter uma premiação para a Musa, princesas e fotogenia, que supera o total de R$ 10 mil. Também vamos estar escolhendo a Musa do Sol Popularidade, que vai ser eleita através de votação no Instagram", explicou.

    Além disso, por meio da parceira firmada, a candidata eleita Musa do Sol recebe também como prêmio a inscrição para representar o RS no concurso Miss Beleza do Brasil, que ocorre em julho em São Paulo. "Inclusive, essa concurso a nível nacional pode levar a menina para certames internacionais. Então, tudo isso exige um custo muito elevado. Hoje, nenhum concurso de alto nível é isento de taxa de inscrição", explica o diretor.

    Para as meninas que quiserem participar, as inscrições seguem até o dia 20 de janeiro com entrega da documentação até o dia 25. Até agora, 26 candidatas já estão inscritas. A expectativa da organização é de que o número fique entre 30 e 40 meninas. A Musa do Sol, Princesas, Musa Fotogênia e Musa Popularidade, serão eleitas nos dias 1º e 2 de fevereiro, na Prainha Carlos Larger em Candelária.