Participam as escolas estaduais José Wilke e Nossa Senhora da Esperança e a municipal Frederico Assmann
Com o tema Soberania, Segurança Alimentar e Sustentabilidade na Reconstrução do RS, começou nessa segunda-feira, dia 14, a 22ª Semana da Alimentação. Em Santa Cruz do Sul, o Banco de Alimentos e o Setor de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) organizaram uma agenda que vai envolver a participação de 100 estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas.
Para esta edição foram selecionadas pelas coordenações pedagógicas do Estado e do Município, turmas que estão trabalhando em sala de aula, neste trimestre, o tema alimentação saudável. Participam as escolas estaduais José Wilke e Nossa Senhora da Esperança e a municipal Frederico Assmann. A programação prevê visita das escolas ao Bando de Alimentos, nesta segunda-feira, dia 14, e também nos dias 15, 17 e 18,
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, a Semana da Alimentação é uma oportunidade para se trabalhar o tema pelo viés da educação, uma vez que as escolas desempenham um papel fundamental na segurança alimentar de crianças e adolescentes e na promoção de hábitos saudáveis. “É muito importante refletir e debater essa importante política pública e a escola é o espaço ideal. Santa Cruz do Sul tem um trabalho muito bem articulado no que diz respeito à segurança alimentar, com uma rede de atendimento estruturada e equipe técnica qualificada”, observou.
Ao longo desta semana, os alunos farão um tour no Banco de alimentos e conversarão com técnicos sobre o funcionamento do órgão, o processo de recebimento, triagem e distribuição das doações feitas por pessoas físicas e empresas para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. Eles também participarão de oficina de culinária e terão a oportunidade de preparar sanduíches com produtos oriundos da agricultura familiar e participar de atividades sensoriais para estimular os sentidos – tato, cheiro e sabor -, ao entrar em contato com diferentes tipos de alimentos naturais.
A 22ª Semana da Alimentação acontece em todo o Estado e é uma realização da Caisan/RS, Emater/RS-Ascar, CRN-2, Consea/RS e Fesan/RS, em virtude do Dia Mundial da Alimentação, instituído em 16 de outubro pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Em 2024, o tema está alinhado ao esforço de reconstrução do Estado após as enchentes de maio – estimativas indicam que 82 por cento dos imóveis rurais inundados pertencem à agricultura familiar – e propõe repensar formas de acesso a alimentos adequados em conexão com formas sustentáveis de produção e consumo de alimentos.
Notícias relacionadas
Cisvale programa 2ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente
Evento ocorre no dia 6 de dezembro, na Unisc. Emergência climática é o tema central da discussão que terá propostas em cinco eixos-temáticos
Meio Ambiente de Venâncio Aires quer ampliar microchipagem de animais
Atualmente, processo está sendo feito em pitbulls após análise de incidência de soltura
Gauten Summit anuncia mais um palestrante
Publicitário João Satt é um dos profissionais mais premiados do país, com destaque tanto em eventos nacionais quanto internacionais
Dez mandamentos da serenidade
1 – Só por hoje… Tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma só vez. 2 – Só por hoje… Terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar…