Dados foram trazidos pelo chefe da agência do instituto em Santa Cruz, Luis Eduardo Braga
Santa Cruz do Sul tem se destacado na educação, superando a média nacional e figurando entre as três melhores cidades do Rio Grande do Sul com mais de 100 mil habitantes no que se refere à taxa de frequência escolar de crianças de 0 a 3 anos. Esses resultados são baseados nos dados do Censo 2022 e no acompanhamento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News 89,9 FM, Luis Eduardo Braga, chefe da agência do IBGE em Santa Cruz do Sul, detalhou os números do Censo, que monitoraram a taxa de frequência escolar nas diferentes faixas etárias. O levantamento revelou que, no Brasil, a taxa de frequência escolar para crianças de 0 a 3 anos foi de 33,9%. Já na faixa etária de 4 a 5 anos, esse índice subiu para 86,7%, e, entre as crianças de 6 a 14 anos, a taxa foi de 98,3%, um avanço significativo em relação a anos anteriores.
Para o Brasil, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas como a universalização da educação infantil, com ênfase na educação infantil em creches, atendendo, ao menos, 50% das crianças de até 3 anos de idade. Santa Cruz do Sul supera essa meta, alcançando 60,25% de ocupação escolar em creches para crianças de 0 a 3 anos, o que representa mais que o dobro da média nacional, de 33,9%.
“Santa Cruz do Sul está bem acima da média nacional, com quase o dobro do dado nacional“, afirmou Braga durante a entrevista. Ele também ressaltou que a cidade figura ao lado de Bento Gonçalves e Erechim, que, assim como Santa Cruz, atingiram a meta de 99% de cobertura na faixa etária de 6 a 14 anos, colocando Santa Cruz do Sul no topo das cidades gaúchas com mais de 100 mil habitantes em termos educacionais.
Em comparação com o Rio Grande do Sul, que possui uma média de 39,35% de cobertura escolar para crianças de 0 a 3 anos, Santa Cruz do Sul se destaca com um percentual bem mais elevado. O estado gaúcho, embora esteja acima da média nacional, ainda fica abaixo das taxas alcançadas por Santa Cruz e outros municípios da região, como Venâncio Aires, que está com 48,76%, e Vera Cruz, com 56,3% de cobertura.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B