O orçamento do município para 2025 conta com uma rubrica que prevê a realização da obra
O orçamento de Santa Cruz do Sul do próximo ano conta com uma rubrica que prevê a reforma e melhoria do Autódromo Internacional. A ação ocorre após a aprovação de uma emenda aditiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, proposta pelo vereador Serginho Moraes (PL).
Em entrevista ao Grupo Arauto, o parlamentar defendeu a realização de obras para que o espaço possa novamente sediar eventos de grande porte, como a Stock Car. “A gente precisa colocar um investimento lá e precisa trazer para Santa Cruz esses grandes ventos novamente. O comércio de Santa Cruz precisa, o povo de Santa Cruz precisa. A gente é grande defensor do autódromo. [….] Então, é uma pauta bastante pertinente que nós vamos trabalhar encima já nesse primeiro ano”, afirmou.
No ano de 2022, o autódromo passou por obras. Porém, segundo a denúncia do Ministério Público durante a Operação Controle, o trabalho, além de fraudado e superfaturado, foi executado com material inadequado, o que colocou em risco a segurança dos pilotos de etapa da Stock Car em novembro de 2022. De acordo com relato dos pilotos na época, o asfalto esfarelou durante a corrida. Desde então, o local tem recebido somente corridas de menor expressão.
“Provas de pequeno porte o autódromo até comporta, mas de altura de uma Fórmula Truck, Stock Car, com veículos pesados, o asfalto acaba cedendo, soltando blocos, e isso é ruim para os pilotos, coloca até em risco a vida dos pilotos, porque uma vez que um bloco desses solta pode atingir um piloto”, expressou Serginho.
Segundo o vereador, será necessário realizar um levantamento no local para entender quais são as demandas necessárias para colocar a estrutura em bom funcionamento. “Há sim uma necessidade de fazer um estudo prévio lá dentro, ver o que é necessário de fato ser feito, mas temos ciência de que precisa. A gente já viu que na primeira prova depois do recapeamento os pilotos já reclamaram, mostraram provas de que a pista não comporta”, apontou.
O parlamentar destacou ainda que sem os grandes eventos, o autódromo se torna uma estrutura cara para manutenção por parte do município. “Se for trabalhar encima dele pode gerar um grande fluxo de caixa para o nosso comércio, ele pode botar dinheiro”. Ainda de acordo com ele, após um levantamento, foi constatado que eventos como a Stock Car deixam aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos. “Movimenta o município de uma grande forma. Tenho certeza absoluta que um autódromo e um parque de eventos bem explorado é uma grande fonte de renda para o município”, concluiu.
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta semana, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovado com 25 emendas, totalizando mais de R$ 9 milhões. Em alguns casos, os valores apresentados não são suficientes para realizar as obras, mas servem como base para eventuais aberturas de crédito.
“Colocamos no orçamento um valor, depois o prefeito, quando iniciar o projeto, vai lá e incrementa. Mas a rubrica está aberta e já é possível trabalhar no projeto, para que o próximo ano já tenha um pontapé inicial. A gente abre rubricas com valores pequenos para que isso já conste no cronograma do próximo ano”, explicou.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios
Objetivo é prevenir todas as formas de violência de gênero, discriminação e misoginia contra mulheres, por meio de ações governamentais
Excelsior Alimentos celebra 2024 com espírito de pertencimento
Um dos momentos mais especiais foi a oportunidade dos filhos dos colaboradores vestirem mini uniformes, idênticos aos de seus pais
Praça da Cidadania: Projeto ocorrerá na Praça Getúlio Vargas no domingo
A programação iniciará às 17 horas, com a abertura oficial e apresentações artísticas com temática natalina
Aprendizes do Instituto Crescer Legal apresentam seus projetos finais
Depois das apresentações, jovens estão na expectativa pela cerimônia de certificação que acontece no dia 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul