Jurados não acolheram a tese de legítima defesa apresentada por Volmir Sagiorato Stamm, o Gringo. Crime aconteceu há menos de um ano
Foi finalizado na tarde desta quinta-feira (13), no Poder Judiciário, um caso de homicídio registrado há menos de um ano, em Santa Cruz do Sul. Volmir Sagiorato Stamm, o Gringo, de 48 anos, foi condenado pelo assassinato de Felipe Soares da Silva, de 29 anos.
O réu foi sentenciado a 10 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado. A sessão foi presidida pela juíza Márcia Inês Doebber Wrasse, e iniciou 13h15min. O autor da denúncia, promotor Gustavo Burgos de Oliveira, representou o Ministério Público (MP).
A defesa de Gringo foi feita pelo defensor público Arnaldo França Quaresma Júnior. Não houve depoimento de testemunhas. O caso analisado pelo corpo de jurados formado por três homens e quatro mulheres aconteceu no dia 25 de maio de 2024.
Na oportunidade, após um desentendimento devido à cobrança de uma dívida de drogas, o réu matou a vítima com golpes de facão nas imediações de um bar, na localidade de Alto Paredão, interior de Santa Cruz.
Na sequência, ele ainda teria transportado o corpo da vítima até um barranco, a cerca de 500 metros do local da morte. Nesse ponto, ele deixou o cadáver, que só foi localizado mais de uma semana depois, em 4 de junho de 2024.
Preso em 19 de junho de 2024, durante investigação da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), Volmir confessou o assassinato, mas alegou legítima defesa, dizendo que apenas cometeu o crime devido à luta corporal travada com Felipe após a cobrança da dívida – versão que foi mantida no julgamento em manifestação do defensor público Arnaldo.
Os jurados reconheceram a ocultação de cadáver e o homicídio com as duas qualificadoras apontadas, de motivo torpe em razão da dívida de drogas, e de recurso que dificultou a defesa da vítima, pois Felipe teria sido atacado de surpresa, desarmado e sem oferecer qualquer resistência.
Ainda, o conselho de sentença também identificou a chamada privilegiadora da violenta emoção, apresentada por Arnaldo, que diminuiu a pena, pois o réu teria agido em injusta provocação da vítima, que foi até o bar cobrá-lo.
Volmir respondeu ao processo preso no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Após o júri, que foi finalizado às 18h40min, o condenado Volmir Sagiorato Stamm retornou ao presídio.
Notícias relacionadas

Dois veículos se envolvem em acidente em Santa Cruz
Colisão foi registrada no fim da tarde desta sexta-feira

Homem foge após ser flagrado pescando em açude de empresa privada em Santa Cruz
Crime aconteceu na localidade de Cerro Alegre Baixo

Homem que matou vizinho em Vale do Sol é condenado
Rui da Silva foi julgado nesta sexta-feira, no Fórum de Vera Cruz; caso teve como estopim discussão por ataque a carneiros

BM prende dois homens por invadir e furtar empresa no Distrito Industrial
O crime ocorreu por volta das 2h desta sexta-feira