Geral

Prefeitura de Venâncio Aires entrega kits com insumos para agricultores familiares

Publicado em: 13 de dezembro de 2024 às 11:58
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Materiais vão auxiliar na correção do solo e na produção rural

    A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires, em parceria com a Emater local, segue com a entrega de kits formados com insumos corretivos, como calcário, adubos e superfosfato simples, para agricultores familiares.

    A distribuição ocorre por meio do Programa de Correção do Solo, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), que tem como objetivo atender aos produtores rurais afetados pelos eventos climáticos e como foco auxiliar a recuperação das áreas agrícolas que sofreram erosão e perda da fertilidade.

    Os kits de insumos são voltados para famílias de agricultores familiares que tenham de um a 4,5 hectares. No município, são cerca de 30 famílias beneficiadas com o programa. Um dos agricultores beneficiados foi Ricardo José Schwendler, de Linha Harmonia da Costa.

    Schwendler frisou a importância do recebimento do kit. “Para nós é uma grande ajuda. Vamos conseguir dar continuidade para recuperar as terras que foram muito castigadas nos últimos tempos. Estamos felizes porque sabemos que é uma grande ajuda. Muito bom receber”, destacou o agricultor.

    Ao todo, Venâncio Aires recebeu 414 sacas de superfosfato simples; 83 litros de bacilos; 54 sacas de sementes de crotalaria; 248 sacas de adubo; e 414 toneladas de calcário. Destes insumos, foram montados kits que atendem por hectare e distribuídos conforme a necessidade de cada agricultor familiar. O valor total do investimento realizado pelo governo do Estado para agricultores do município foi de R$ 450 mil. Foram mais de 82 hectares contabilizados de áreas afetadas.

    De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim, as distribuições dos kits montados com os insumos devem garantir a continuidade do trabalho do agricultor familiar. “Os agricultores do nosso município passaram por diversas situações climáticas fazendo com que as terras para plantio perdessem a fertilidade, como, por exemplo, em razão da ocorrência de chuvas intensas e alagamentos. Com isso, por meio do programa realizado pelo Estado, conseguimos realizar a distribuição destes kits com insumos diversos para nossos agricultores. Assim, dar um fôlego a mais para a produtividade de cada um”, salientou o secretário.

    O programa foi desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, na qual direciona insumos a agricultores familiares que tiveram o solo afetado por eventos climáticos.

    O município de Venâncio Aires foi afetado e contabilizou muitas perdas significativas, principalmente na fertilização do solo. A partir disso, produtores precisaram elaborar um termo de adesão ao programa com as especificações de perdas.

    De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater, Vicente Finn, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Emater realizaram uma reunião e organizaram a distribuição por kits de insumos para atender a necessidade de cada agricultor familiar. “Realizamos uma reunião das equipes e definimos que seria a melhor alternativa a montagem de kits de insumos por hectare. Após as definições e conclusão do projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Rural desenvolveu o Plano de Trabalho que foi enviado ao Governo do Estado com o Laudo de Perdas realizado pela Emater, que estudou o projeto com as famílias e áreas afetadas”, destacou Finn.

    Logo após as análises, o governo do Estado repassou o recurso para a aquisição e distribuição dos insumos aos agricultores, que foram destinados às áreas agrícolas que sofreram erosão e perda da fertilidade.

    Leia também