Materiais vão auxiliar na correção do solo e na produção rural
A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires, em parceria com a Emater local, segue com a entrega de kits formados com insumos corretivos, como calcário, adubos e superfosfato simples, para agricultores familiares.
A distribuição ocorre por meio do Programa de Correção do Solo, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), que tem como objetivo atender aos produtores rurais afetados pelos eventos climáticos e como foco auxiliar a recuperação das áreas agrícolas que sofreram erosão e perda da fertilidade.
Os kits de insumos são voltados para famílias de agricultores familiares que tenham de um a 4,5 hectares. No município, são cerca de 30 famílias beneficiadas com o programa. Um dos agricultores beneficiados foi Ricardo José Schwendler, de Linha Harmonia da Costa.
Schwendler frisou a importância do recebimento do kit. “Para nós é uma grande ajuda. Vamos conseguir dar continuidade para recuperar as terras que foram muito castigadas nos últimos tempos. Estamos felizes porque sabemos que é uma grande ajuda. Muito bom receber”, destacou o agricultor.
Ao todo, Venâncio Aires recebeu 414 sacas de superfosfato simples; 83 litros de bacilos; 54 sacas de sementes de crotalaria; 248 sacas de adubo; e 414 toneladas de calcário. Destes insumos, foram montados kits que atendem por hectare e distribuídos conforme a necessidade de cada agricultor familiar. O valor total do investimento realizado pelo governo do Estado para agricultores do município foi de R$ 450 mil. Foram mais de 82 hectares contabilizados de áreas afetadas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim, as distribuições dos kits montados com os insumos devem garantir a continuidade do trabalho do agricultor familiar. “Os agricultores do nosso município passaram por diversas situações climáticas fazendo com que as terras para plantio perdessem a fertilidade, como, por exemplo, em razão da ocorrência de chuvas intensas e alagamentos. Com isso, por meio do programa realizado pelo Estado, conseguimos realizar a distribuição destes kits com insumos diversos para nossos agricultores. Assim, dar um fôlego a mais para a produtividade de cada um”, salientou o secretário.
O programa foi desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, na qual direciona insumos a agricultores familiares que tiveram o solo afetado por eventos climáticos.
O município de Venâncio Aires foi afetado e contabilizou muitas perdas significativas, principalmente na fertilização do solo. A partir disso, produtores precisaram elaborar um termo de adesão ao programa com as especificações de perdas.
De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater, Vicente Finn, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Emater realizaram uma reunião e organizaram a distribuição por kits de insumos para atender a necessidade de cada agricultor familiar. “Realizamos uma reunião das equipes e definimos que seria a melhor alternativa a montagem de kits de insumos por hectare. Após as definições e conclusão do projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Rural desenvolveu o Plano de Trabalho que foi enviado ao Governo do Estado com o Laudo de Perdas realizado pela Emater, que estudou o projeto com as famílias e áreas afetadas”, destacou Finn.
Logo após as análises, o governo do Estado repassou o recurso para a aquisição e distribuição dos insumos aos agricultores, que foram destinados às áreas agrícolas que sofreram erosão e perda da fertilidade.
Notícias relacionadas
ARAUTO REPÓRTER UNISC 13 de Dezembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Espetáculos musicais da Christkindfest prometem encantar o público neste fim de semana. ➡️ Hospital Santa Cruz inaugura nova UTI Pediátrica. ➡️ Lideranças de Pinheiral e comunidades vizinhas pedem atenção às demandas de…
FOTOS: confira as novas instalações da UTI pediátrica do Hospital Santa Cruz
Espaço foi inaugurado na manhã desta sexta-feira
Cinco situações em que você deve ficar em silêncio
A palavra é prata e o silêncio é ouro. Fique mais em silêncio.
Nova ESF será construída no bairro Boa Vista
Unidade atenderá 3.350 pessoas dos bairros Boa Vista, Cipriano de Oliveira, São Francisco, Entrada do Rincão da Serra, Loteamento Bela Vista e adjacências