Ex-presidente do Cisvale avalia gestão à frente da entidade e os desafios enfrentados em 2024
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) realizou, nesta sexta-feira (13), a eleição da nova gestão. A entidade será presidida pelo prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, que assume no lugar da prefeita de Sinimbu, Sandra Backes.
Após a eleição, a agora ex-presidente conversou com o Grupo Arauto e fez uma avaliação de sua gestão à frente do Cisvale. “Foi bem desafiador este ano de 2024. Nós tivemos muitos eventos, saímos de uma pandemia, entramos em uma catástrofe e conseguimos fazer várias ações conjuntas com todos os municípios que o consórcio abrange, que hoje são 17 municípios e em torno de 600 mil pessoas”, ressalta.
Sandra explica que os projetos do Cisvale sempre são em nível regional. “E, por isso, eu sempre digo que o fortalecimento dos municípios é através da união dos prefeitos, união da associação, da Amvarp [Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo], porque ideias e projetos regionais ficam mais amplos, eles têm mais magnitude quando levados ao governo do Estado, ao Governo Federal.”
Com relação à enchente que atingiu diversos municípios do Vale do Rio Pardo, a ex-presidente do Cisvale relembra que a entidade se mobilizou para buscar recursos, visando, especialmente, a reconstrução das cidades. Para tanto, o Cisvale criou o projeto Pró-Clima, que foi levado para os governos Estadual e Federal, além de ser apresentado para entidades da região. “Hoje [nesta sexta-feira], inclusive, tivemos a notícia de cinco estações para controle de novas enchentes cedidas pelo Sicredi, através de seu presidente. Isso para nós é um grande avanço, mas ainda temos dificuldade dos repasses do Governo Federal”, salienta.
Conforme Sandra, os recursos financeiros anunciados estão demorando para chegar até os municípios que precisma. A prefeita de Sinimbu destaca que o Governo Federal tem liberado emendas, mas que neste momento, quando as cidades estão reconstruindo suas perdas, ainda não há um retorno efetivo de recursos para obras de estruturas, que possam dar mais comodidade, mobilidade e segurança aos moradores.
Uma das novidades anunciadas por Sandra antes de deixar o cargo de presidente do Cisvale é a ampliação dos serviços de saúde, que passarão a ser regionalizados. A informação foi confirmada após a visita da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.
Notícias relacionadas
Mudança no horário do Legislativo de Santa Cruz depende da presença do público
Decisão será tomada após a primeira sessão deste ano
Saúde de Santa Cruz prevê déficit de R$ 40 milhões em 2025
Informação foi confirmada pelo secretário da saúde Rodrigo Rabuske
“Percebe o tamanho da bagunça?”, questiona Rodrigo Rabuske sobre a gestão da saúde
Titular da pasta comentou sobre os principais desafios enfrentados nos primeiros dias de governo
Bruna Molz confirma tratativas para assumir Secretaria de Bem-Estar Animal
Anúncio oficial deve ocorrer na segunda-feira (20), mas vereadora frisou que a causa está acima de qualquer questão partidária