Medida está prestes a ser adotada em 1º de janeiro de 2025
Prestes a ser adotada em 1º de janeiro de 2025, a Nota Fiscal Fácil vem sendo alvo de críticas pelos agricultores e produtores rurais. Na Tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o assunto foi trazido a debate pelo vereador Bruno Faller (PDT).
Segundo ele, uma série de fatores dificultam a sua adoção, especialmente, em áreas de difícil sinal de celular e internet e, ainda, falta de maior difusão de informações a respeito da nova prática. “Existem uma série de dificuldades para deixar de lado as antigas notas em papel, Modelo 4. Uma delas é a internet, pois existem localidades em que não existe o sinal de celular”, pontuou.
Faller ainda disse que outra dificuldade é fazer o cadastro no E-gov, a plataforma do Governo Federal, que é necessária para incluir no aplicativo Nota Fiscal Fácil. “Muitos produtores não tem uma orientação a respeito de como isso irá acontecer. E minha preocupação que são um pouco mais de 40 dias para isso acontecer. É preciso que o município faça um movimento, uma orientação”, destacou.
Ele citou, por exemplo, a Souza Cruz, fumageira à qual é produtor integrado, que distribuiu uma cartilha de orientações com 32 páginas sobre a nova prática, mas que é muito difícil de ser compreendida pelos produtores de tabaco. “Temos mais de 80 mil produtores de tabaco no RS, mais os demais produtores de outras cadeias e agricultores e vamos ter um estrangulamento na hora de entrega dos produtos”, observou.
Faller disse que a questão precisa ser revista a fim de que se dê um prazo maior e, especialmente, melhores condições em termos de comunicação (internet) para que se possa implantar esta nova sistemática.
Notícias relacionadas

NewCars Veículos reinaugura nova loja em Santa Cruz
Revenda oferece uma ampla variedade de carro zero quilômetro e seminovos

Mas que lei é essa?
O Brasil passou por um período conturbado, em que sucessivas investigações revelaram negociatas com contratos de empresas públicas e uma teia de corrupção. Delações revelaram a forma como ocorriam e os nomes de muitos envolvidos. Acordos de leniência resultaram em…

Por Moacir Leopoldo Haeser

Servidoras municipais terão palestra sobre finanças pessoais no Mês da Mulher
Encontro ocorre nesta quinta-feira, no auditório da Procuradoria-Geral do Município

Rádio Revista – Juan Bender, Escritor
O que você ainda não sabe sobre 1964: escritor gaúcho lança livro sobre o golpe militar. Fugir das simplificações frequentemente apresentadas no debate público é a força-motriz de O que você ainda não sabe sobre 1964 – Ideologia & polarização…