Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Os projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular serão conhecidos nesta quinta-feira (14), às 15h, na sala 101 da Unisc, quando será realizada a Assembleia Regional Ampliada. Na oportunidade serão definidos os projetos que comporão a cédula, podendo ser entre dois a seis, bem como a divisão dos recursos, cujo valor globalserá o mesmo do ano passado, de R$ 2.042.857,14.
O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca a importância da temática deste ano é a reconstrução do Rio Grande do Sul, através de propostas voltadas para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais do desastre, assim como, trabalhar com projetos de âmbito regional.
Duas assembleias microrregionais antecederam a etapa da Ampliada, oportunidade em que os municípios do Centro Serra e Baixo Vale do Rio Pardo apreciaram as 78 propostas elencadas no Caderno de Demandas Elegíveis e os proponentes defenderam suas ideias.
O encontro em Sobradinho ocorreu na segunda-feira e elegeu as seguintes propostas: aquisição de um caminhão para distribuição de água (Agricultura); apoio às Feiras Rurais (Desenvolvimento Rural); Captação e Reservação de Água/Cisternas (Agricultura); e aquisição e distribuição de sementes para adubação verde (Agricultura). Foram eleitos como delegados Marcone Janei Machado e Juliana Vargas Muller.
Já a assembleia do Baixo Vale aconteceu na terça-feira à tarde e teve a defesa de 14 propostas, sendo que destas foram eleitas: construção de cisternas para captação de água da chuva (Desenvolvimento Rural); implantação do Programa de Recuperação e Conservação de Solo e Água no Vale do Rio Pardo – Pró-Solo VRP (Agricultura); construção do Centro Regional de Capacitação Turística “Portais do Vale” (Turismo); e Segurança Climática: resiliência para eventos extremos no Vale do Rio Pardo (Meio Ambiente). Foram eleitos como delegados Lênio Augusto Trevisan, Salete Wagner, Cícero Garcia, Diego Teixeira de Oliveira, Marieli Elena Müller e Paola Katriny Rech.
Quem tem direito a voto na assembleia
• prefeitos da região
• presidentes de Câmaras de Vereadores
• presidentes de Comudes
• deputados estaduais e federais com domicílio eleitoral na região
• segmentos da sociedade civil organizada
• delegados eleitos nas microrregionais
Leia também
Notícias relacionadas
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede
Prefeitura de Mato Leitão busca adesão a programa federal de iluminação pública
Um estudo sobre a situação municipal será realizado e tem prazo de 60 dias para conclusão
Santa Cruz do Sul concentra maior número de beneficiários do Bolsa Família no Vale do Rio Pardo
Dados de dezembro mostram como mercado formal e acesso a programas sociais variam entre municípios da região; confira