Serão realizadas atividades na Feira Rural Central, Unisc e prefeitura
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Emater/RS-Ascar promovem de 16 a 20 de outubro, a 15ª Semana da Alimentação – Rumo à consciência alimentar. O objetivo do evento é estimular reflexões de pessoas e organizações que já tenham interações com a Segurança Alimentar e Nutricional e com os fundamentos do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e de Soberania Alimentar para que atuem junto a outros atores sociais, assistenciais, políticos e educacionais, no sentido de gerar e aperfeiçoar políticas públicas comprometidas no trato com o alimento.
Para iniciar as atividades, no Dia Mundial da Alimentação, segunda-feira, dia 16, das 15h às 17h, na Feira Rural Central, as entidades promotoras irão trabalhar o tema Consciência alimentar do produtor ao consumidor, com destaque para os alimentos provenientes da agricultura familiar. Serão disponibilizadas receitas e orientações nutricionais sobre o uso e manuseio de alimentos, reaproveitamento e desperdício.
Nos dias 17, 18 e 20, das 13h às 18h, e, dias 17 e 18, das 8h às 11h, no SIS da Unisc, comunidade, professores, acadêmicos e funcionários irão falar sobre Escolhas alimentares conscientes com a comunidade: alimentos in natura e os minimamente processados. A proposta é valorizar a comida de verdade, trabalhando os alimentos in natura que são a base de uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Nesses dias haverá um festival gastronômico, com tendas de alimentos in natura, onde serão trabalhados conteúdos nutricionais através de vídeos e rodas de conversa.
Com o tema Consciência à mesa: unificando o conhecimento entre os membros do Conselho de Segurança Alimentar, os membros da entidade irão debater no dia 18, das 8h30 às 10h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, os padrões de alimentação e nutrição da população brasileira, buscando melhorar esses padrões através do resgate do preparo mais simplificado dos alimentos, reduzindo etapas de processamento e, consequentemente, diminuindo doenças crônicas não transmissíveis.
A última atividade também está prevista para o dia 18, das 19h às 20h30 no bloco 35 da Unisc. Com o propósito de fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade com as ações de segurança alimentar, uma roda de conversa envolverá acadêmicos de graduação e pós-graduação. Eles irão relatar as atividades promovidas em torno do alimento na educação, dentro das Ongs, na rede de atenção básica e nos equipamentos sociais do município.
Programação:
Consciência alimentar do produtor ao consumidor
Data: 16/10
Horário: 15h às 17h
Promoção: Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Santa Cruz do Sul e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)/Curso de Nutrição e Emater/RS-Ascar.
Local: Feria Rural Central
Participantes: Comunidade
Escolhas alimentares conscientes com a comunidade
Datas e horários: 13h às 18h (dias 17, 18 e 20 de outubro)
8h às 11h (dias 17 e 18 de outubro)
Promoção: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)/Curso de Nutrição
Consciência à mesa: unificando o conhecimento entre os membros do Conselho de Segurança Alimentares
Data: 18/10
Horário: 8h30 às 10h
Promoção: Conselho Municipal de Segurança Alimentares
Local: Sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SEE)
Participantes: Ongs, entidades, organizações sociais e governamentais que integram o conselho.
Rumo à consciência alimentar, aproximando as ações de segurança alimentar com o mundo acadêmico
Data: 18/10
Horário: 19h às 20h30
Promoção: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)/Curso de Nutrição e conselho Municipal de Segurança Alimentares
Local: Av. Independência, 2293, Bairro Universitário
Participantes: Estudantes de graduação, pós-graduação e interessados em geral
Notícias relacionadas
Secretaria de Desenvolvimento Social atende mais de 100 famílias em Rio Pardinho
Equipes auxiliaram vítimas da enchente na resolução de pendências para a regularização da inscrição ao Auxílio Reconstrução
Da maleta às lojas físicas: conheça a Deluxe
Com espaços em Rio Pardo e Santa Cruz, empreendimento do casal Helen Marimon e Tales Theisen aposta em semijoias e linha de óculos solares
Câmara aprova aumento da pena de feminicídio para até 40 anos
A pena atual de 12 a 30 anos de reclusão aumenta para 20 a 40 anos. Matéria passa para sanção presidencial
Recadastramento no Auxílio Reconstrução encerra nesta sexta-feira
Os venâncio-airenses atingidos podem encaminhar a solicitação por meio do site da Prefeitura