Médicos Ingrid Wendland Santanna, Melissa Camargo e Gilvane Jung foram os convidados deste sábado
Neste sábado (13), o jornalista Pedro Thessing, recebeu a otorrinolaringologista Ingrid Wendland Santanna, a fonoaudióloga Melissa Camargo e o otorrinolaringologista Gilvane Jung para falar sobre respiração, especialmente no período noturno durante o sono.
Conforme a médica Ingrid, os problemas com sono são uma queixa habitual em seu consultório. Entre as maiores reclamações estão a dificuldade em dormir e o cansaço mesmo após diversas horas de sono. “Só que esses pacientes não puderam fazer as quatro fases do ano. Todos os aspectos que envolvem as fases do sono fazem parte de um processo que não é só ficar deitado com os olhos fechados”, destaca.
A profissional salienta que a qualidade do sono vem a partir de uma boa respiração e se há algum tipo de obstrução nasal, a pessoa, de fato, não irá conseguir realizar um sono adequado. Diante disso, Gilvane Jung reforça que as pessoas precisam sempre analisar suas capacidades nasais durante este período. “Se a pessoa estiver com respiração nasal e com capacidade durante o sono, é porque está normal. Agora se ela não consegue dormir, precisa respirar pela boca, então há uma insuficiência nasal decorrente de alguma condição”, explica.
Conforme a fonoaudióloga, a respiração é o combustível da vida. Para realizar as atividades diárias de forma adequada, assim como para ter uma noite de sono efetiva, é preciso respirar bem. “A respiração deve ser via pulmão, via nasal. Quando respiramos pela boca, a não ser em casos especiais, como em resfriados, por exemplo, algo não está certo e é preciso tratar.”
O programa Arauto Saúde vai ao ar todos os sábados, das 8h às 8h30, oferecendo um espaço dedicado à conscientização sobre a importância da qualidade de vida e bem-estar. Não deixe de sintonizar a Arauto News 89,9 FM para estar informado e cuidar da sua saúde.
Escute a entrevista completa: