Geral

Paraná oficializa a doação de 100 casas rurais sustentáveis para agricultores do Rio Grande do Sul

Publicado em: 13 de fevereiro de 2025 às 16:31
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Governo do Estado do RS
  • Foto: Alanis Moura Barbosa/Seab-Pr
    compartilhe essa matéria

    A madeira usada nas residências é oriunda de áreas de reflorestamento do estado vizinho

    O governo do Paraná oficializou a doação de 100 casas rurais sustentáveis para serem destinadas às famílias que vivem em regiões agrícolas e que foram atingidas pelos eventos meteorológicos de 2024 no Rio Grande do Sul. O documento foi assinado, na quarta-feira (12), durante o Show Rural Coopavel, no município de Cascavel, pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). O chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Joel Maraschin, participou do ato.

    O secretário da Seab, Natalino Avance de Souza, destacou a importância dessa doação. “Ajudar a diminuir a dor dos moradores do Rio Grande atingidos pela tragédia é um dever para nós aqui do Paraná. Espero que aproveitem da melhor maneira possível”, afirmou o secretário.

    Maraschin destacou que o governo do Estado, numa transversalidade entre as secretarias, já vem conversando internamente e definindo os possíveis beneficiários e locais de montagem das casas. “Queremos adaptar as famílias a esse programa, uma casa com tanto valor agregado e com essa qualidade. Esse ato ainda que simbólico concretiza essa irmandade que temos entre Estados irmãos”, declarou o chefe de gabinete.

    A Casa Rural Sustentável apresentada no Show Rural passou por testes de qualidade e foi aprovada para o início da utilização. A madeira usada nas casas é oriunda de áreas de reflorestamento do Estado do Paraná. O material é processado para transformação em madeira engenheirada, que é própria para construções civis de manejo sustentável e baixa emissão de carbono.

    O programa de construção de casas está sendo modelado junto a Águia Florestal, uma das empresas que têm concessão para explorar as áreas de florestas plantadas do Estado do Paraná. O protocolo assinado prevê que a empresa use uma técnica chamada de CLT (Cross Laminated Timber), em que lamelas de madeira coladas em camadas cruzadas oferecem resistência, estabilidade e eficiência acústica e térmica.