Equipamento foi instalado no Parque de Eventos Itamar Vezentini
O município de Candelária conta oficialmente com uma estação meteorológica instalada no Parque de Eventos Itamar Vezentini. O equipamento, pertencente à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), permitirá o monitoramento de variáveis climáticas essenciais, como temperatura, umidade, pressão atmosférica e índices pluviométricos, fornecendo dados importantes para diversos setores da comunidade.
A instalação da estação faz parte dos projetos Living Vales e Living Agro+Vales, iniciativas voltadas ao desenvolvimento urbano e rural da região por meio da aplicação de tecnologias inovadoras. O equipamento foi financiado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT-RS), e a UNISC é a instituição responsável pela manutenção e custeio do sistema.
Além de Candelária, outros municípios da região do Vale do Rio Pardo também receberam equipamentos, que fazem parte da ação de prevenção de desastres climáticos do Comitê Pró-Clima do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Recentemente, o Cisvale confirmou que seis projetos encaminhados já foram pré-selecionados pelo Comitê Gestor do Plano Rio Grande.
Nesta quinta-feira (13), o vice-prefeito Cristiano Becker, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, o diretor de Meio Ambiente Fernando Auler e o gestor de TI da prefeitura, Tales Machado, foram conferir o equipamento. Conforme o diretor do Meio Ambiente, a central prevê o monitoramento contínuo dos cursos hídricos e réguas digitais para alerta de inundações. Todos os dados estarão conectados e serão disponibilizados para a prefeitura e outros órgãos competentes.
Notícias relacionadas

Temporal com granizo, chuva e vento forte atinge Monte Alverne
Evento climático foi registrado na noite desta segunda-feira

Outono começa com previsão de temperaturas acima da média
Estação teve início nesta quinta-feira e termina no dia 20 de junho

Após onda de calor, previsão indica alívio na temperatura em Santa Cruz; confira
A chuva também pode aparecer

Defesa Civil apresenta perspectivas climáticas para o Rio Grande do Sul até agosto; confira
Prognósticos apontam para uma configuração de condições climáticas típicas, ou seja, dentro da normalidade